Sofia Lourenço reconhecida internacionalmente por contribuições literárias e compromisso com a Saúde

Entidades nacionais e internacionais destacam caminho desta escritora e ativista social luso-brasileira

0
86
Sofia Lourenço, presidente da Associação Mais Lusofonia e responsável pela Clinibeira, em Castelo Branco
- Publicidade -

A presidente da Associação Mais Lusofonia e responsável pela Clinibeira, em Castelo Branco, Sofia Lourenço, tem sido reconhecida internacionalmente pelos seus feitos no mundo literário e da saúde.

Recentemente, Sofia Lourenço recebeu a “Comenda Luís Vaz de Camões”, em Leiria, na Capela de São Pedro, Monumento Nacional, em reconhecimento à sua contribuição literária e compromisso com a cultura e língua portuguesas em conjunto com a comunidade lusófona.

A “Comenda Luís Vaz de Camões”, concedida pela Literarte – Associação Internacional de Escritores e Artistas, no âmbito das Comemorações dos 800 anos da Língua Portuguesa, destaca o reconhecimento internacional pelo mérito literário.

Além disso, Sofia é uma das coautoras do livro “Elos de uma corrente que nos une”, lançado durante a mesma cerimónia, onde contribuiu com o poema “Mulher”.

Sofia Lourenço, ao centro, durante homenagem em Leiria

Mas o reconhecimento não para por aí. A escritora foi agraciada com uma “Moção de Honra ao Mérito” pela Academia de Filosofia e Ciências Humanísticas Lucentina, no Brasil, e foi também aceite como Académica Correspondente da Academia Luso-Brasileira de Letras, com sede no Rio de Janeiro, no último mês de março, durante cerimónia cultural nas instalações do Centro Luso-Brasileiro de Cultura, na cidade maravilhosa, com a presença do escritor João Morgado, presidente da Casa do Brasil – Terras de Cabral, com sede em Belmonte, Portugal.

Esta responsável foi também homenageada durante a Grande Gala da Literarte e da Boston Arts & Letters Excellence Awards, em Boston, nos EUA, nas últimas semanas. Bernardete Saidelles, escritora brasileira, representou Sofia no evento norte-americano, onde foi reconhecida pela sua “dedicação e contribuição para a sociedade”.

Em outubro de 2023, Sofia Lourenço lançou o livro “Mulheres Extraordinárias” em Castelo Branco, num evento que contou com o apoio da Câmara Municipal local e que reuniu personalidades nacionais e internacionais, incluindo representantes da Embaixada de Cabo Verde em Portugal. Este livro, lançado anteriormente em São Paulo, reúne relatos inspiradores de mulheres de todo o mundo, destacando a força e determinação femininas, incluindo o percurso marcante de Sofia Lourenço.

Além dos feitos literários, Sofia Lourenço é uma figura proeminente na área da saúde, gerindo a Clinibeira, em Castelo Branco, Portugal, há mais de 22 anos.

Sob a sua gestão, a Clinibeira conta com serviços de medicina dentária e terapias complementares. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui