Secretários de Estado portugueses apoiaram revista Comunidades em receção a emigrantes

Milhares de famílias de emigrantes portugueses, que vivem e trabalham no estrangeiro, começam a chegar de automóvel a Portugal para as merecidas férias de agosto e a revista Comunidades foi recebê-las, com a habitual ação de Receção e Boas-Vindas

0
119
Foto: Revista Comunidades
- Publicidade -

Acompanharam-nos nesta iniciativa quatro Secretários de Estado que transmitiram aos portugueses que nos visitam algumas mensagens úteis para as suas férias em Portugal.

A revista Comunidades (antes Port.Com), tem realizado esta ação, desde 2014, na fronteira de Vilar Formoso, uma vez que o maior fluxo de entrada de emigrantes em Portugal se verificava nesta fronteira.

No entanto com a ligação da AE Espanha-Portugal, esta entrada em território nacional deixou de ser ponto de referência, passando estes compatriotas, cansados da viagem e desejosos de chegarem aos seus destinos, continuar com a utilização da AE por questões de diminuição de tempo de viagem, comodidade e, sobretudo, segurança.

A ação de Receção e Boas-Vindas 2023 teve lugar no sábado, 29 de julho, na primeira estação de serviço em Portugal da AE 25 (Estação de Serviço BP – Alto do Leomil – Almeida) direção Vilar Formoso-Aveiro e teve como temas centrais, o <strong>Programa Regressar </strong>com a colaboração de Gabriel Bastos, Secretário de Estado da Segurança Social e José Albano Marques, Diretor executivo do Ponto de Contacto para o Regresso do Emigrante e também a <strong>Prevenção Rodoviária</strong>, com o habitual apoio da GNR e colaboração da Autoridade Nacional para a Segurança Rodoviária (ANSR) em que as suas representantes Joana Capitão e Natália Cabral tentaram sensibilizar os condutores emigrantes para as boas práticas de condução durante as férias para evitar a sinistralidade nas estradas nacionais.

Patrícia Gaspar, Secretária de Estado da Proteção Civil, reforçou os necessários cuidados no que respeita à condução e, sobretudo, nas cautelas a ter junto de espaços rurais de forma a evitar casos de incêndios, aconselhando os emigrantes a contactarem as Juntas de Freguesia dos seus locais de origem para pedirem informação sobre os programas Aldeia Segura e Pessoas Seguras.

Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, reforçou a importância da ligação dos portugueses espalhados pelo mundo às suas comunidades de origem, no sentido de as ajudar no seu desenvolvimento e as promoverem nos seus países de acolhimento, aproveitando as oportunidades que o Governo oferece para investimentos no interior do país.

Por fim, Paulo Cafôfo, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas recebeu os emigrantes, dando-lhes cordialmente as boas-vindas e desejando que este reencontro seja a “oportunidade para fortalecer laços familiares, reforçar amizades, reavivar memórias preciosas, criar experiências e partilhar momentos de afeto com aqueles que os esperam ansiosamente”. Aproveitando a oportunidade, Paulo Cafôfo, anunciou uma nova relação das comunidades com o Estado, promovendo o Consulado Virtual, que se encontra na sua primeira fase de desenvolvimento e que vem desmaterializar vários atos consulares, “antes só possíveis nos postos e secções consulares portuguesas e que agora passam a ser possíveis através de computador ou telemóvel”.

Honraram-nos ainda com a sua presença, o Deputado pela Emigração (Europa) Paulo Pisco (PS) e José Cesário, antigo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e atual Coordenador do Secretariado das Comunidades Portuguesas (PSD).

Ainda, este mês de agosto, a revista Comunidades vai apoiar em vários pontos do território nacional e até dia 15, iniciativas que 17 Municípios (com Gabinete de Apoio ao Emigrante – GAE), realizam com os seus emigrantes locais, para além do habitual apoio na Grande Peregrinação dos Emigrantes que se realiza em Fátima e onde, habitualmente, cada peregrino que pernoite de 12 para 13, tem um exemplar da revista no seu quarto de Hotel e ainda a oferta de exemplares em todos os Museus. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui