A espiritualidade dos filhos de OGUM

Tem 46 anos de espiritualidade. Tem o propósito de ajudar e orientar a todos que precisarem.

6
71093
Mãe e Cigana Lira
- Publicidade -

Ogum é um orixá representado pela figura de um guerreiro. Ele e considerado o orixá que possui a maior proximidade com seres humanos depois de Exú.

Ogum é um temido guerreiro que sempre lutou sem parar contra todos que desafiassem ou procurassem pela sua fúria. É também irmão amoroso e filho de Iemanjá, irmão mais velho de Exú, e Oxóssi, pelo qual sempre teve grande estima, ele que fez as suas próprias armas com as suas mãos.

O Orixá Ogum, rege o trono masculino da Lei e da Ordem em um dos 7 tronos sagrados na Umbanda, o polo magnético positivo é ocupado por Ogum e o polo magnético negativo feminino é ocupado por Iansã neste trono. O elemento de Ogum é o ar, por tanto, na linha pura do ar elemental só temos Ogum e Iansã como regentes.

Ogum é um aplicador da lei e age com a mesma flexibilidade rigidez e firmeza. Ele é correto em todas suas condutas e não admite que tenha outro caminho sem ser o certo. Onde estiver Ogum, lá estarão os olhos da Lei.

Sincretismo Religioso

No sincretismo religioso, Ogum representa São Jorge da Capadócia, região que é parte da Turquia. Jorge perdeu o pai militar numa batalha e, tendo muita habilidade com armas, entrou para o exército romano, recebendo o título de Conde da Capadócia e o cargo de Tribuno Militar. Com o passar do tempo, Jorge converte-se ao cristianismo e levanta-se contra a proposta da corte de matar os Cristão. Revoltado o imperador Deocleciano, manda torturar várias vezes Jorge, na tentativa de ele desistir da fé cristã.

Quando vê que ele resistiu a todas as torturas e não negou a Jesus, manda degolá-lo em 23 de abril de 303, data em que é comemorado o Dia de São Jorge, o Guerreiro da Capadócia.

Segundo uma lenda, existia um dragão com asas que comia pessoas da cidade, e envenenava milhares de pessoas somente com o seu hálito. Para salvar uma donzela que ia ser oferecida ao dragão, Jorge parte com o seu cavalo branco e consegue matar o dragão com a sua espada. Simbolicamente, esse dragão representa o mal, o ego humano que é destruído pela fé cristã.

Características de Ogum

Ogum é um Orixá costumeiramente associado a guerra e ao fogo. Sendo geralmente representado sobre a figura de um guerreiro, Ogum estabelece um arquétipo de luta e conquista aos que dedicam a sua oração. O seu grau de importância é tamanho, pois ele é o Orixá que possui maior proximidade com seres humanos depois de Exu. Conhecedor de segredos, ele sabe muito bem como fabricar os instrumentos necessários para a guerra e para o trabalho com a terra. Ele é a figura do comandante supremo, quem necessitar de proteção em momentos de perigo chame por Ogum, pois esse Orixá ferve o seu sangue no momento de batalha e lutará à sua frente com todas as suas forças.

Dia de Ogum

O dia de comemoração a Ogum é em 23 de abril, data em que são Jorge foi degolado ao defender os cristãos em Roma. O dia específico para esse Orixá é terça-feira, as cores de Ogum são azul-escuro e verde. Em algumas qualidades também aparece com uso do vermelho.

As características dos filhos(as) de Ogum: Irritam-se facilmente; São muitos festeiros; Não se fixam em um lugar só; Tipo físico forte e musculoso – Embora essas características não se definam a todos – ; No amor são egoístas; São Valentes, Objetivos e Corajosos; Dão muito valor à liberdade; Têm raciocínio lógico e rápido; São Impulsivos; e na saúde desenvolvem problemas por causa dos nervos.

Como cuidar do Orixá Ogum?

O senhor que rege as leis prefere velas brancas, azuis ou vermelhas, cerveja, vinho licoroso e flores (em especial cravos) que devem ser colocados em campos, caminhos e encruzilhadas.

Ficou curioso, quer saber mais, aprender mais? Procure a Mãe e Cigana Lira. ■

Mãe e Cigana Lira

Tem 46 anos de espiritualidade. Tem o propósito de ajudar e orientar a todos que precisarem.

E-mail: ciganalira57@gmail.com

YouTube: Espaço Místico Cigana Lira

TikTok: @ciganalira

@espacomistico

Instagram: @ciganalira

- Publicidade -

6 COMENTÁRIOS

  1. Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.
    Portanto, não sejais seus companheiros.
    Porque, noutro tempo, éreis trevas, mas, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz
    (porque o fruto do Espírito está em toda bondade, e justiça, e verdade),
    aprovando o que é agradável ao Senhor.
    E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas, antes, condenai-as.
    Porque o que eles fazem em oculto, até dizê-lo é torpe.
    Mas todas essas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta.
    Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.

    Efésios 5:6-14

  2. Me diga senhor noecio rocha na biblia diz : Tratem a todos com o devido respeito 1 Pedro 2:17, Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles façam a vocês; pois esta é a Lei e os Profetas Matheus 7:12 entao toma cuidado com oq o senhor anda publicado porai que pode ser considerado como intolerância religiosa nao vejo niguem das demias religios indo pra publicaçoes de voces fazendo intolerância religiosa entao trate os outros como voce querer ser tratado, vim parar aqui por pesquisas pois estou passando por momento de escolha estudei alguma ja fui evanjelico e frequentei a igreja da graça

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui