ACEPI: Prémios Navegantes XXI com inscrições abertas para premiar o melhor do digital em Portugal

Inscrições são gratuitas e terminam dia 2 de setembro

0
239
Prémios ACEPI Navegantes XXI foram concebidos a partir de um conceito inovador
- Publicidade -

Os Prémios Navegantes XXI, iniciativa da ACEPI – Associação da Economia Digital de Portugal, inseridos na Portugal Digital Week, premeiam e reconhecem o que de melhor se faz a nível do digital no nosso país. Na edição deste ano são vinte as categorias a concurso e as inscrições – disponíveis aqui e no site oficial – são gratuitas e terminam no dia 2 de setembro.

Esta ação foi criada em torno da missão que a fez nascer no ano 2000: Promover e Desenvolver a Economia Digital em Portugal.

Os Prémios ACEPI Navegantes XXI foram concebidos a partir de um conceito inovador que premeia anualmente o que de melhor se faz na Sociedade e Economia Digital nas mais diversas vertentes em Portugal.

Segundo o mais recente (dados de 2021) Digital Economy and Society Index da União Europeia – estudo que avalia o desempenho dos Estados Membros na digitalização – “Portugal sobe um lugar e está agora ao nível da média da União Europeia”, sendo que o nosso país fez “progressos significativos nas áreas de competências digitais e na adoção de tecnologias digitais pelas empresas”, conclui a investigação. De acordo com a .PT, entidade responsável pelo domínio de topo português e parceira da ACEPI, “o número de registos em .pt cresceu 11% em 2021 face a 2019, período considerado pré-pandemia. Ainda que o crescimento em relação a 2020 – um ano atípico no que diz respeito ao número de registos de domínios – tenha sido menor (cerca de 3,1%), contabilizaram-se, no último ano, 136.921 novos registos, o que representa um novo recorde anual”, o que revela o desenvolvimento da sociedade e da economia digital nos anos transatos. Mais, a Associação DNS.pt (.PT) indica igualmente que o .pt é líder europeu, uma vez que é o ccTLD (Country Code Top-Level Domain ou Código de País de Domínio de Nível Superior) que mais cresce e evolui relativamente aos outros países da Europa.

“Voltar a premiar presencialmente e a reconhecer e incentivar os melhores projetos da sociedade e economia digital em Portugal é uma honra”, defende a organização, acrescentando ainda que “este ano as expectativas são bastante elevadas para o regresso desta iniciativa e, por isso, contamos com uma enorme participação por parte de todos”, garantem.

Para a Direção da ACEPI “este concurso destina-se a vários setores e áreas de atividade, sendo assim ele próprio eclético e abrangendo um grande espectro de ideias, projetos e iniciativas que merecem todo o destaque no âmbito da economia digital”, sublinham.

As vinte categorias a concurso são: Melhor Projeto Digital/Site/App Turismo, Melhor Projeto Digital/Site/App Media & Entretenimento, Melhor Projeto Digital/Site/App Serviços Financeiros, Melhor Projeto Digital/Site/App Retalho, Melhor Projeto Digital/Site/App Moda, Melhor Projeto Digital/Site/App Indústria & Serviços, Melhor Projeto Digital/Site/App Cultura & Desporto, Melhor Projeto Digital/Site/App Alimentação & Bebidas, Melhor Projeto Digital/Site/App Tecnologia, Melhor Projeto Digital/Site/App Automóvel, Melhor Projeto Digital/Site/App Saúde & Bem-Estar, Melhor Site .PT – Powered by .PT,  Melhor Agência de Comunicação/Marketing Digital/Criativa, Melhor Estratégia e Transformação Digital, Melhor Inovação e Revelação Digital, Melhor e-Marketplace, Melhor Projeto Digital Sustentabilidade & Inclusão, Melhor Projeto Digital Administração Pública Local e Regional, Melhor Projeto Digital Administração Pública Central e Melhor Projeto de Evolução Digital do Comércio de Proximidade – Powered by Comércio Digital.

Após a primeira fase de nomeações dos melhores projetos a concurso, os vencedores serão premiados no dia 20 de Outubro, durante a edição 2022 da Portugal Digital Week.

Sobre a relevância de reconhecer e premiar, “este é um dos pilares fundadores da ACEPI, desde o seu início, estando no ADN da Associação, uma missão que queremos continuar todos os anos”, refere a Direção. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui