Lisboa ganha centro cultural voltado para artistas da língua portuguesa

Lisboa ganha centro cultural voltado para artistas da língua portuguesa

0
166
Ler Devagar - LX Factory - Rua Rodrigues Faria, 103, ed. G 0.3 / 1300-501
- Publicidade -

Maio é um mês de renascimento em Portugal. O auge da primavera e das flores vem junto com temperaturas mais altas. Para florescer com Lisboa, o Espaço Talante, uma casa de cultura essencialmente da língua portuguesa, abre as suas portas  com o objetivo de juntar em todos os tipos de arte o que há de melhor do idioma que aproxima Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau, Guiné Equatorial e Moçambique. O Espaço Talante fica dentro da livraria Ler Devagar e a inauguração será no dia 18, com a exposição “Objeto de poeta e livro de artistas”, de Ferreira Gullar. A curadoria do centro cultural é de Antonio Grassi e Ciça Castello.

“A Ler Devagar é o principal ponto cultural da LX Factory. A ideia é que lá seja bem mais do que um local que vende livros. Vai passar a ser um ponto de encontro, um lugar onde é possível pensar em várias coisas, além do livro. Ao nos associarmos a Ler Devagar, queremos construir um lugar que tenhamos uma programação que trate de outras linguagens, tendo como foco maior a língua portuguesa”, explicou o ator Antonio Grassi, que foi diretor-presidente do Instituto Inhotim, um dos espaços mais cultuados do Brasil, até o início de 2022, quando mudou-se para Lisboa.

A ligação de Grassi com a LX Factory vem de antes. Em 2012, ele foi o comissário brasileiro do Ano do Brasil em Portugal. A celebração deixou de legado uma área de eventos decorada com uma obra do artista plástico pernambucano Derlon.

“É muito bom voltar à LX Factory, dez anos depois, e ver a área onde organizamos o Espaço Brasil preservada, da forma como construímos. Recebemos como uma  manifestação de apreço e carinho dos portugueses pelo que realizamos ali”, afirmou Grassi, que é conhecido do grande público pelos mais de 30 trabalhos como ator na TV, entre eles, as telenovelas “Chocolate com Pimenta” e “Força de um Desejo”.

A programação do Espaço Talante será variada e a intenção dos seus curadores é preencher o dia todo com eventos de diferentes formatos.

“Pela manhã, pensamos em usar para formações educacionais, ciclos de conversas, leituras de livros, o que tem mais a ver com a natureza dessa parte do dia. À tarde, queremos deixar livre para as pessoas conhecerem o espaço e assistirem às exposições. Entre 13h e 18h, o Talante  estará aberto para as pessoas verem belas imagens, ouvir boa música, enfim, estar e sentir o lugar. No fim do dia, principalmente aos fins de semana, a ideia é abrir para monólogos ou peças teatrais de duas pessoas em um formato intimista, além de eventos que tragam a boemia para a LX Factory. Teremos noites de fado, saraus de poesia. Sempre um espaço para a palavra em português”, comentou a fotógrafa e produtora de elenco Ciça Castello.

A escolha da exposição de abertura leva em conta a importância universal de Ferreira Gullar e o ineditismo em Portugal.

“Além da grande história como autor literário, Ferreira Gullar teve uma produção como artista plástico que nem sempre é conhecida. E estando num lugar com natureza literária, como a Ler Devagar, faz muito sentido aproveitar a oportunidade de mostrar em Portugal, pela primeira vez, o outro lado de um grande artista”, acrescentou Antonio Grassi.

SOBRE A EXPOSIÇÃO “OBJETO DE POETA E LIVRO”

Portugal vai receber pela primeira vez uma exposição sobre um dos maiores poetas brasileiros de todos os tempos: Ferreira Gullar. Com o nome “Objeto de poeta e livro de artistas”, a mostra busca diversas vertentes do maranhense, morto em 2016. A exposição fica em cartaz entre 18 de maio e 18 de junho, no Espaço Talante, uma nova casa de cultura dentro da livraria Ler Devagar, na LX Factory.

“Objeto de poeta e livro de artistas” tem a curadoria da poeta Cláudia Ahimsa, viúva de Ferreira Gullar. Na exposição, o visitante poderá acompanhar como uma colagem de papel leva a uma série de esculturas em metal, e livro-objeto; como um caderno para desenhar (primeiro presente de Cláudia Ahimsa para Gullar) retorna caderno de desenhos para ela, e volta livro-objeto de presente (póstumo) para ele; como uma fotografia que leva a uma foto-instalação imersiva, que leva a um livro de colagens. O livro, que contém as obras, estará à venda.

CURADORES

Antonio Grassi

Foi o diretor presidente do Instituto Inhotim até o início de 2022. Além de sua larga experiência no teatro, cinema e televisão, Antonio Grassi foi secretário de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, presidente da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro, vice-presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, conselheiro do conselho diretor do Fórum Cultural Mundial e presidente da Fundação Nacional de Arte (Funarte), braço cultural do Ministério da Cultura do Brasil. Na Funarte, foi o responsável por importantes projetos nas artes cênicas, visuais e musicais, além de outros programas integrados no período de 2003 a 2006 e 2010 a 2013. No âmbito internacional, foi o idealizador do Espaço Brasil (Marais/Paris) no ano do Brasil na França (2005), criador junto ao Instituto Camões e Instituto das Artes de Portugal do prêmio de dramaturgia luso-brasileira “Antonio José da Silva”, responsável pela presença brasileira no Festival Internacional Tchecov em Moscou (2005) e a Estação de teatro russo no Brasil (2006). Foi o curador da participação brasileira em duas edições da Quadrienal de Praga, tendo conquistado a Triga de Ouro – prêmio máximo da mostra, em 2011.

Por reconhecimento ao seu trabalho foi condecorado com a medalha de Honra da Inconfidência, em Minas Gerais, e a medalha Pedro Ernesto, na cidade do Rio de Janeiro. No exterior foi o curador da mostra de vídeos brasileiros na Amazon Week (World Trade Center, Nova Iorque, 1996), também participou como representante do governo brasileiro no Fórum Universal das Culturas (Barcelona, 2004), palestrou no encontro da “Red interlocal de cidades Ibero americanas para la cultura” (Buenos Aires, 2005), além de ter sido expositor e palestrante no painel “Global perspectives for cultural diplomacy and exchange” (Association of Performing Arts, Nova Iorque, 2006) e no Broward Center Performing Arts (Fort Lauderdale, 2006). Grassi ainda trabalhou como comissário do Ano do Brasil em Portugal (2012) e coordenador da programação cultural na participação do Brasil na Feira de Frankfurt (2013).

No teatro, teve presença marcante, como ator e diretor. Antonio Grassi é popularmente conhecido no Brasil e em Portugal por seu trabalho em mais de 30 programas, incluindo seriados, minisséries, telenovelas e programas especiais. Em 2020, foi indicado ao Prêmio APCA como melhor ator de televisão pela série “Bom Dia, Veronica”, da Netflix.

Ciça Castello

Trabalha como fotógrafa e produtora de elenco há 20 anos e foi responsável por elencos no cinema brasileiro de grandes filmes como “O Palhaço”, de Selton Mello, “Amor?”, de João Jardim, “Dois Filhos de Francisco”, de Breno Silveira, além de séries na televisão como “Amores Roubados”, “O Rebu” e “Canto da Sereia, da TV  Globo, entre outras produções.

Em paralelo ao trabalho na produção de elenco, Ciça desenvolveu seu trabalho na fotografia. Seu início na fotografia foi com Walter Firmo, em 1999, quando teve contato pela primeira vez com as técnicas fotográficas. Aprendeu composição, cores e o uso de luz e sombra. Walter incentivou seu olhar pessoal, não permitindo que se limitasse apenas às técnicas. Ampliou seu olhar artístico e livre das imagens e durante o trabalho de produção de elenco conviveu com a fotografia em produções de áudio visual, o que a levou conhecer e a aprimorar os usos da luz, da cor e da composição. Viagens de turismo e trabalho ampliaram seu interesse por diversas culturas, paisagens e, mais, por luzes e sombras singulares de cada lugar visitado.

Após sua mudança para Brumadinho, em 2015, e de intensa vivência em Inhotim, amadureceu a ideia de expor seu olhar. ∎

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui