Rio de Janeiro: Estação Net Botafogo terá dia inteiro para o melhor do cinema da baixada fluminense em encerramento de mostra

O evento marca o término da 1ª Mostra de Cinema EncontrArte Audiovisual, traz lançamentos de filmes e propõe o debate sobre o audiovisual nesse território

0
258
- Publicidade -

Na semana em que é celebrado o Dia da Baixada (30 de abril), a produção cinematográfica da região ocupa um dia inteiro em um dos tradicionais cinemas do Rio de Janeiro. O Estação Net Botafogo recebe a programação de encerramento da ‘1ª Mostra de Cinema EncontrArte Audiovisual, dia 27 de abril’. O evento, concentrado na exibição de curtas-metragens, terá première com lançamento dos filmes produzidos na Baixada e  na escola EncontrArte Audiovisual, de Nova Iguaçu.

Pela tarde, a partir das 14 horas, na sala nobre do Estação Net Botafogo, o cinema exibe os filmes ‘Limiar da Meia Noite’, ‘Deus Não Deixa’, ‘Cenas da Infância’, ‘Trabalho de Geografia’ e ‘Prata’. Ao final da maratona haverá debates com os realizadores dos filmes e um mediador da Arcádia Iguaçuana (Vicente Loureiro).

Às 18h30 está marcado o lançamento dos filmes produzidos em 2023 pelos alunos do EncontrArte Audiovisual. A première conta com os curtas ‘Paçoca’, de Marçal Vianna;’ Existe Amor na BXD’, de Marina Maux; ‘Tudo Vai Bem, Tudo Legal’, de Beto Teixeira; e ‘Compre Bitcoin’, de Lucas Patrick.”. Ao final das exibições haverá debate com os realizadores.

A ‘1ª Mostra de Cinema EncontrArte Audiovisual’ iniciou no dia 12 de abril, com exibição de filmes, homenagens e diplomação das turmas de 2022 do curso, em celebração no Teatro Nova Iguaçu. A programação contou com oficinas realizadas em parceria com o Sebrae-RJ e exibição de audiovisuais em Nova Iguaçu, Queimados e Mesquita. Vale ressaltar que as duas últimas cidades não possuem salas de cinema em seus territórios. Ao todo foram 44 curtas-metragens da região exibidos em três semanas.

Para o encerramento serão nove produções entre ficções, docs e animação, e as produções apresentam linguagens singulares sobre o ser que habita e vive o seu tempo nesse lugar de inquietações chamado Baixada Fluminense.

“Acredito ser inédita uma ocupação de dia inteiro de um cinema clássico na Zona Sul do Rio só com produções da Baixada Fluminense. Temos que valorizar e prestigiar muito isso”, conta o coordenador do EncontrArte, Fábio Mateus.

Para diretores dos filmes e outros profissionais envolvidos nas produções, a mostra apresenta um nível alto de criatividade, capacidade e qualidade técnica. Ela busca reunir essa Baixada Fluminense com tantas histórias potentes.

A escola EncontrArte de Audiovisual está promovendo a mostra por intermédio do Edital através do Edital Retomada Cultural RJ2, oferecido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. Os produtores contam também com o apoio de organizações públicas e privadas. A programação completa está no site (encontrarte.com.br) e nas redes sociais do EncontrArte.

EncontrArte Audiovisual
A EncontrArte Audiovisual começou sua trajetória em 2020, em plena pandemia da Covid-19, inicialmente com aulas on-line e, depois presenciais, é uma das poucas escolas gratuitas de cinema da Baixada Fluminense e, mediante seleção após inscrição, aceita jovens a partir dos 13 anos e adultos.
As vagas são limitadas e costumam ser abertas no final do ano. A sede está localizada dentro do Patronato, em frente à praça Santos Dumont, no centro de Nova Iguaçu.

A programação do dia de encerramento segue abaixo e nas redes sociais do EncontrArte.

Dia 27 de abril – quinta-feira- Encerramento

14h às 17h – Mostra BAIXADA – Local: Estação NET Botafogo (Rio de Janeiro)
Limiar da Meia Noite -2023 – Matheus Magre – Terror- 23 min
O Costureiro, sai das páginas dos quadrinhos em busca de uma alma inocente
Prata – 2021 – Lucas Melo – Ficção – 21 min
Homem perde o emprego por desacreditar na imagem real de um buraco negro.
Trabalho de Geografia – 2023 – Léo Oliveira – Ficção – 22 min
Charles precisa atravessar os contrastes do subúrbio carioca para invadir a própria escola a tempo de entregar o trabalho escolar.
Deus Não Deixa – 2022 – Marçal Vianna – Documentário – 20 min
Miguel deixou de se apresentar como Mika Sapequinha. Evangélico, enfrenta uma turbulenta jornada de autoconhecimento.
Cenas da Infância- – 2021 – Kimberly Palermo – Animação- 5 min
Camundongo tem infância tranquila, abalada após uma noite de insônia.

16:30 – Debate

18:30h – Premiere Mostra CASA – Local: Estação NET Botafogo (Rio de Janeiro)
Existe Amor na BXD – 2023 – Marina Maux – Documentário – 20 min
Filme retrata o olhar contemporâneo para a busca do afeto como agente transformador na Baixada Fluminense.
Paçoca – 2023 – Marçal Vianna – Ficção – 20 min
Uma eleição para representante de turma infantil pode retratar a complexidade das relações para a vida.
Tudo Vai Bem, Tudo Legal – 2023 – Beto Teixeira – Documentário – 15 min
Será que um salário mínimo arca pelo menos com o mínimo?
Compre Bitcoin – 2023 – Lucas Patrick – Ficção – 20 min
Homem resolve voltar no tempo para tentar enriquecer com a negociação de bitcoin.
20:30 – Debate e Encerramento

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui