Novo Conselho das Comunidades Portuguesas assume funções em outubro

Nesta oportunidade será também escolhido o presidente do conselho permanente do CCP

0
56
A nomeação de José Cesário para a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas resultou na substituição do deputado Flávio Martins, presidente do Conselho Permanente do CCP, como suplente pelo círculo de Fora da Europa
- Publicidade -

O novo Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) vai assumir funções no início de outubro  com a realização, nos dias 8, 9 e 10 de outubro, de uma assembleia global, onde os conselheiros vão tomar posse e eleger os seus representantes permanentes, conforme anunciado pelo governo português.

Os conselheiros, já em atividade, vão formalizar a sua posse durante o encontro em Lisboa, além de escolherem o presidente do conselho permanente do CCP, afirmou o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, à Lusa.

O evento reunirá os conselheiros eleitos no pleito de 26 de novembro, no qual os portugueses residentes no exterior escolheram 76 dos 90 conselheiros previstos pela nova legislação, aumentando a representatividade em relação à eleição anterior.

Com convite para votar estendido a 1,5 milhões de portugueses no estrangeiro, a eleição se deu por meio de 52 círculos eleitorais, abrangendo países nos quatro continentes, embora 14 círculos tenham ficado sem representação devido à ausência de candidaturas.

A nomeação de José Cesário para a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas resultou na substituição do deputado Flávio Martins, presidente do Conselho Permanente do CCP, como suplente pelo círculo de Fora da Europa.

O plenário mundial do Conselho das Comunidades Portuguesa (CCP), em que os conselheiros tomam posse e elegem o conselho permanente deste órgão consultivo do Governo, realiza-se em 08, 09 e 10 de outubro, segundo o executivo.

Os conselheiros já estão em funções e deverão agora tomar posse nessa reunião, além de escolherem o presidente do conselho permanente do CCP, disse hoje à Lusa o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário.

O encontro vai realizar-se em Lisboa e juntar os conselheiros eleitos, saídos das eleições de 26 de novembro de 2023. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui