Documentário sobre as Festas do Espírito Santo na Califórnia distinguido com três prémios

O objetivo deste trabalho é “registar a tradição e disseminar estes festejos junto do mundo americano”

0
65
O projeto da recolha das histórias orais no centro da Califórnia conta com mais de 90 entrevistas
- Publicidade -

O documentário “Estórias por Contar: A Festa Portuguesa no Centro da Califórnia (Untold Stories: The Portuguese Festa in Central California), produzido pelo Instituto Português Além-Fronteiras (PBBI), da Universidade do Estado da Califórnia em Fresno, como parte das histórias orais que este instituto tem registado ao longo dos últimos cinco anos, acaba de ser distinguido com mais um prémio, o terceiro desde a sua estreia em setembro de 2023.

O documentário de 17 minutos sobre as festas do Divino Espírito Santo no centro da Califórnia tem por objetivo “registar a tradição e disseminar estes festejos junto do mundo americano”.

O documentário foi homenageado com o galardão de mérito do Accolade Global Film Competition, uma menção honrosa do Global Short Films, e mais recentemente, com o uma distinção na categoria de filme cultural do Communicator Awards.   

Para Diniz Borges, produtor executivo deste documentário e diretor do instituto universitário PBBI, “a importância destas distinções, não é só pelo prémio, mas sim pela difusão que é dada ao documentário sobre as festas do Espírito Santo e, de uma forma geral, à própria diáspora no mundo americano”.

O documentário, produzido por alunos dos cursos de jornalismo e comunicação da universidade, com o instituto português, dedicado em grande parte à cultura açoriana, teve o apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e, neste momento, está em consideração para fazer parte do currículo dos cursos de estudos étnicos que cada aluno na Califórnia terá de completar antes de terminar os seus estudos secundários.

O projeto da recolha das histórias orais no centro da Califórnia conta com mais de 90 entrevistas, as quais estão a ser transcritas para o arquivo digital da biblioteca da universidade.

Para além deste documentário, o PBBI produziu, em 2021, um documentário mais generalista dedicado à presença açoriana no centro da Califórnia.

Atualmente, estão em curso a recolha das entrevistas para um terceiro documentário que será dedicado às artes no mundo açor-californiano, particularmente no Vale Central, com entrevistas a músicos, escritores e artistas plásticos. Este documentário terá a sua estreia em 2025.

Há ainda planos para um quarto documentário dedicado à geminação Tulare-Angra do Heroísmo, a geminação mais antiga dos Açores que, em 2026, comemorará o seu sexagésimo aniversário. 

O documentário premiado poderá ser visto gratuitamente através do canal YouTube do Instituto (FresnoState-PBBI). Basta aceder ao link abaixo:

https://youtu.be/rt5fj8FdJNY  ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui