Conjugação de esforços entre CE-CPLP e FUNCEX apostou na promoção comercial lusófona em Macau

Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (FUNCEX) apresentou o projeto "Comex Data CPLP", que visa criar um banco de dados do mercado dos países de língua portuguesa

0
301
Higor Ferro Esteves, diretor geral da FUNCEX Europa, apresentou aos chineses trabalho da Fundação em prol da CPLP
- Publicidade -

A “Exposição Económica e Comercial China-Países de Língua Portuguesa”, que aconteceu em Macau, entre os dias 19 e 22 de outubro, contou com uma grande participação lusófona. Em parceria com a Confederação Empresarial da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP), a Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (FUNCEX) esteve no certame com a missão de “promover, de forma exclusiva, os produtos e serviços dos países de língua portuguesa”.

“Foi um grande encontro de empresários da CPLP, que tiveram a oportunidade de criar e fortalecer as relações empresariais no âmbito da comunidade lusófona e com foco no mercado chinês”, afirmou Higor Ferro Esteves, diretor geral da FUNCEX Europa, braço estratégico da FUNCEX no cenário internacional, e que representou o Brasil no evento em Macau.

Durante esta iniciativa em território asiático, a FUNCEX, que é a vice-presidente da CE-CPLP, apresentou o projeto “Comex Data CPLP”, que reúne dados de comércio exterior dos nove países integrantes da CPLP. O público presente e os membros do governo chinês tiveram acesso a detalhes deste projeto e conheceram o formato utilizado na recolha das informações, além de terem sido informados sobre as potencialidades que essas mesmas informações possibilitam no campo do comércio exterior, dada a dimensão do universo comercial da lusofonia.

Autoridades chinesas chamadas a conhecer potencialidades do mercado dos países da lusofonia

“A realização de um evento desta magnitude na China consolida a força que os países integrantes da CPLP possuem enquanto bloco económico e desafia-nos a transformar este tipo de oportunidade em resultados concretos. E é este o nosso objetivo e é nesse sentido que estamos a trabalhar”, finalizou Higor Ferro Esteves.

Segundo apurámos, neste momento, a agenda do escritório europeu da FUNCEX está focada na realização do Web Summit, considerada a maior conferência da Europa em tecnologias, que decorre em Lisboa entre os dias 13 e 16 de novembro. Esta fundação brasileira está a atender empresas que desejam marcar presença nesse evento na capital portuguesa, uma ação que acontece também em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui