“Necessidades dos portugueses e luso-brasileiros” motivam viagem de Ivandro Monteiro a Bruxelas

Psicólogo clínico e professor universitário português, Ivandro Soares Monteiro vai apresentar o evento "Portugal+" e apresentar o livro "Mudamos pelo que Fazemos" na Bélgica, durante evento internacional voltado para a diáspora lusa

0
804
Ivandro Soares Monteiro, psicólogo clínico e professor universitário português
- Publicidade -

No próximo sábado, dia 28 de outubro, o psicólogo clínico e professor universitário português Ivandro Soares Monteiro vai ser o apresentador da quinta conferência “Portugal+”, em Bruxelas, nas instalações da Embaixada de Portugal na Bélgica, um evento organizado pelo jornal “BOM DIA”, em parceria com a associação cívica TSP – Também Somos Portugueses. Nesta mesma oportunidade, Ivandro Monteiro irá apresentar o livro “Mudamos pelo que Fazemos”. O evento visa discutir a atualidade das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.

“As minhas expetativas neste evento vão ao encontro do que têm sido as necessidades manifestadas pelos portugueses e luso-brasileiros que tenho acompanhado ao longo deste ano, cujas queixas e lamentações não podem servir para nos acomodarmos. Dado o fio condutor dos debates que tenho o desafio de apresentar ao longo do evento, precisamos ajudar a perceber a relação dos portugueses da diáspora com os territórios de origem, a importância das relações humanas e da comunicação, com forte destaque para a participação cívica e o investimento das comunidades”, afirmou Ivandro Monteiro à nossa reportagem.

Este autor diz acreditar que “a psicologia, como ciência do comportamento sustentada na evidência e não em opinião, tem um papel fundamental para ajudar a fazer estas pontes e potenciar o desenvolvimento das competências e empoderar os participantes no seu sentido de responsabilidade para fazerem acontecer o que precisa ser feito. É este também o sentido do livro “Mudamos pelo que Fazemos” que aborda este tema do empoderamento, responsabilidade e proatividade, através do auto-conhecimento”.

O livro de Ivandro Monteiro, que segue já na sua segunda edição, passou por diversas cidades portuguesas e do restante da Europa e pode ser adquirido em: https://drivandro.com/loja/ ou pela plataforma WOOK em: https://www.wook.pt/livro/mudamos-pelo-que-fazemos-ivandro-soares-monteiro/28594493

Outro ponto da agenda, ainda este ano, será no Estúdio Latino do teatro Sá da Bandeira no Porto, Portugal, no dia 23 de novembro, pelas 21h30, quando haverá a primeira palestra aberta ao público em geral deste profissional.

Os bilhetes para este evento estão à venda na Ticketline neste link:

https://ticketline.sapo.pt/evento/ivandro-soares-monteiro-mudamos-pelo-que-fa-77527

“Mudamos pelo que fazemos” tem previstos lançamentos um pouco por todo o mundo, e o Brasil é um dos próximos destinos.

Emigração portuguesa em pauta

Na sua abertura, o encontro “PORTUGAL+” irá contar com uma intervenção do presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. Paulo Cafôfo, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, também discursará, assim como os dois deputados eleitos pelo círculo europeu, Paulo Pisco e Nathalie Oliveira, além do Embaixador de Portugal na Bélgica, Jorge Cabral.

Vários participantes institucionais confirmaram presença nessa conferência que terá a intervenção de empresários, académicos e profissionais de domínios variados que vão da gestão à psicologia, da sociologia às artes, do imobiliário ao turismo, passando pelo associativismo e o cinema.

Segundo a organização do certame, “o fio condutor dos debates será a relação dos portugueses da diáspora com os territórios de origem, com forte destaque para a participação cívica e o investimento das comunidades”.

A conferência “PORTUGAL+ Bruxelas” vai decorrer na Sala Damião de Góis da Embaixada de Portugal em Bruxelas no sábado, dia 28 de outubro, das 9h30 às 18 horas, mas integra também um serão temático na sexta-feira, 27 de outubro, na livraria “La petite portugaise”, em Ixelles.

O “Portugal+ Bruxelas” conta com o patrocínio do Banco Santander. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição. Saiba mais no link abaixo:

Registo

A conferência “PORTUGAL+ Bruxelas 2023” (leia-se Portugal Positivo Bruxelas) é um “evento de networking e promoção de Portugal e da sua diáspora”. Depois de quatro edições de “PORTUGAL+” em países de grande presença portuguesa, como França, Luxemburgo, Suíça e Alemanha, e uma edição no Funchal em junho de 2023, este evento de networking e debate sobre a emigração portuguesa acontece pela primeira vez na Bélgica. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui