Conferência em Moçambique discute estratégias para transformação digital no setor bancário

Evento será em Maputo, nos dias 13 e 14 de setembro, e visa, entre outros pontos, discutir a ampliação do acesso da população à rede bancária e a criação de um mercado único digital no continente africano

0
310
Kekobad Patel, representante da Comissão Organizadora da Conferência "Mozambique Banking, Financial Services and Insurance" (BFSI)
- Publicidade -

O Centro de Conferências Joaquim Chissano, em Maputo, Moçambique, vai ser palco da Conferência do Setor Bancário, Financeiro, Serviços e Seguros – BFSI (Mozambique, Banking, Finance Services and Insurance), que decorre nos dias 13 e 14 de setembro. O objetivo, segundo a organização, é discutir o futuro do sistema bancário, financeiro e de seguros não só em Moçambique, mas em todo o continente africano.

O lema do evento, “Transformação Digital para um Sistema Financeiro Inclusivo, Sustentável e Desenvolvimento da Indústria de BFSI”, traz o foco para a modernização do setor financeiro e a uniformização de procedimentos e mecanismos de pagamento, com o intuito de “criar condições para que seja implementado um mercado único digital na região”. A expansão do acesso ao sistema bancário é outro foco importante do encontro: a África tem uma população de 1,4 bilhão de pessoas e 57% dos africanos não possuem conta bancária.

Especialistas apontam que o uso da Inteligência Artificial nos serviços financeiros, cibersegurança, o ingresso das fintechs no mercado, novos modelos de negócio no setor de seguros, regulação, compliance e bancarização são alguns dos demais temas em destaque neste fórum, que contará com a presença de executivos, especialistas e autoridades governamentais nacionais e internacionais.

“Moçambique será palco de importantes discussões sobre o processo de transformação digital no setor BFSI (Banking, Financial Services and Insurance).  A nossa expetativa é a de que os players deste mercado tracem as primeiras conversas enriquecedoras e os passos concretos com vista a um setor de serviços financeiros mais moderno e acessível para todos. Pretendemos que a Conferência BFSI seja um marco no cenário nacional e continental, estimulando debates relevantes sobre como as instituições financeiras estão a adaptar-se e adotar soluções tecnológicas para atender às necessidades da população, impulsionar o crescimento económico e promover a inclusão financeira. A tecnologia tem o poder de ultrapassar fronteiras e criar oportunidades, e é isso que desejamos explorar em profundidade durante este encontro”, afirmou Kekobad Patel, representante da Comissão Organizadora da Conferência Mozambique Banking, Financial Services and Insurance (BFSI).

“À medida que avançamos em direção a uma economia cada vez mais digitalizada, reconhecemos a importância de abordar questões críticas, como segurança cibernética, inclusão financeira, colaboração interinstitucional e interoperabilidade. Estamos confiantes de que as deliberações tomadas durante esta conferência fornecerão a base necessária para moldar estratégias que impulsionarão a inovação e sustentabilidade no setor financeiro em Moçambique e além”, concluiu Patel. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui