“Açores em Cores”, de Ígor Lopes, chega a Ponta Delgada

Jornalista e escritor luso-brasileiro, Ígor Lopes apresenta livro “Açores em Cores” em Ponta Delgada

0
598
Ígor Lopes é escritor, jornalista e social media entre Brasil e Portugal
- Publicidade -

O jornalista e escritor luso-brasileiro Ígor Lopes vai lançar nos Açores o seu quarto livro-reportagem. “Açores em Cores – Belezas, Contornos e Potencialidades” leva o selo da editora “Present Celebration” e contou com o apoio do Governo açoriano, por meio da Direção Regional das Comunidades. A apresentação vai decorrer no dia 14 de dezembro, pelas 18h30, no auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, com o apoio da Direção Regional das Comunidades e da Associação dos Imigrantes Brasileiros nos Açores (ASIBA). A obra vai ser apresentada pelo autor e pelo escritor Adélio Amaro e o currículo do autor será dado a conhecer por José Andrade, Diretor Regional das Comunidades. Uma tertúlia está também marcada para o dia 15 de dezembro na livraria “Letras Lavadas”, pelas 15h, em Ponta Delgada.

O objetivo central do livro, de acordo com o autor, é “revelar detalhes que brasileiros, lusodescendentes e açordescendentes devem conhecer sobre o Arquipélago”.

Ao longo de 226 páginas, recheadas de entrevistas e fotografias, Ígor Lopes leva o leitor a conhecer pontos específicos sobre as nove ilhas açorianas, deixando claro que os Açores são um bom lugar para viver, trabalhar, estudar ou, simplesmente, desfrutar de locais de tirar o fôlego.

O conteúdo está centrado no formato pergunta-resposta, onde especialistas em diversos segmentos nos Açores, no âmbito público e privado, falam sobre as oportunidades de investimento, os locais paradisíacos, a imponência da natureza, a importância da ecologia e da proteção ambiental, já que os Açores são um destino de turismo sustentável, a relevância da cultura, história, tradição e religiosidade, os registos da arquitetura e património locais, o papel do turismo e da promoção da imagem das ilhas, as experiências e atividades possíveis, o infinito azul do rico mar que banha as costas açorianas, a imensa comunidade açordescendente, o poder dos vinhos e da gastronomia locais, o olhar de quem chega às ilhas pelos ares, os vulcões e a sismologia tão estudados, a vida universitária, a força e a necessidade de se apostar nas vertentes tecnológica e na inovação, a segurança pública, a saúde, a organização política açoriana e as sinergias entre os habitantes locais e a comunidade de cidadãos estrangeiros residentes, incluindo os brasileiros.

Importa ressaltar que o livro “Açores em Cores” foi impresso em 2019, em Portugal, e que, em decorrência da situação pandémica mundial, só agora o autor tem a oportunidade de levar a obra a público, com as devidas restrições impostas pelas autoridades.

Participações ilustres

O prefácio do livro é de Adélio Amaro, escritor e presidente do Centro do Património da Estremadura. O posfácio é assinado por Beatriz H. Ramos Amaral, escritora e Mestre em Literatura e Crítica Literária. Ricardo Alexandre, diretor-adjunto da TSF Rádio Notícias, de Portugal, escreveu sobre Ígor Lopes.

Presidentes de algumas “Casas dos Açores” entre Brasil e Portugal contam com depoimentos na obra.

Sucesso no Brasil

A obra já foi lançada no Brasil, nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, onde reuniu um grande público. No Rio (13 e 14/10), houve dois eventos, ambos nas instalações da Casa dos Açores do Rio de Janeiro. No dia 13/10, o livro foi apresentado pelo autor e pela fadista portuguesa Maria Alcina; e, no dia seguinte, 14/10, o livro foi apresentado pelo autor e por João de Deus, Cônsul-Adjunto de Portugal no Rio de Janeiro. Nesse mesmo dia, autoridades portuguesas estiveram presentes, como a Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Sales, o Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, o Cônsul-Geral de Portugal no Rio, Luís Gaspar da Silva, além de autoridades brasileiras de diferentes esferas.

Em São Paulo, o lançamento aconteceu na Casa dos Açores de São Paulo, no dia 15/10, e na Casa de Portugal de São Paulo, no dia 16/10, com a obra sendo apresentada nesses dois momentos pelo autor e pelo deputado luso-brasileiro Paulo Porto, que atua na Assembleia da República de Portugal após ser eleito pela imigração pelo círculo de Fora da Europa.

No dia 21/10, a Câmara Portuguesa de Minas Gerais apoiou o lançamento do livro em Belo Horizonte, que foi apresentado por Carlos Lopes, presidente da referida Câmara.

A obra foi também apresentada no último dia 5 de dezembro, no Fundão, Portugal, durante evento da Câmara do Comércio da Região das Beiras, com a presença do presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes, e do Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, João Torres. Em 2020, o livro contou com pré-lançamento em Lisboa, com o apoio da “Rede Sem Fronteiras”, durante a Feira do Livro de Lisboa.

Onde comprar?

A obra está a venda através das redes sociais do autor ou por encomenda direta via e-mail: igorpereiralopes@gmail.com com entrega em todo o mundo.

Quem é Ígor Lopes?

Ígor Lopes é jornalista, escritor e social media entre Brasil e Portugal. É CEO da Agência Incomparáveis, que “defende a comunidade luso-brasileira”. É Doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior; Mestre em Comunicação e Jornalismo pela Universidade de Coimbra; Licenciado em Comunicação Social, na vertente Jornalismo, no Rio de Janeiro, pela FACHA; Possui especialização em Gestão de Redes Sociais e Comunidades para Jornalistas pela Universidade de Guadalajara, México. Os seus cursos superiores estão reconhecidos e validados pela Universidade Nova de Lisboa e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Atua para agências de notícias e meios de comunicação onde há Diáspora portuguesa e comunidade luso-brasileira. É responsável pelo conteúdo do Gazeta Lusófona, da Suíça, e pela agência e-Global, de Lisboa. Trabalha na aproximação entre Brasil e Portugal em vários níveis e é responsável pelo Departamento de Migrações, Integração, Cidadania e Impacto Social da Associação de Socorros Mútuos Mutualista Covilhanense, em Portugal, onde desempenha funções também de Coordenador no “Balcão do Migrante”, que presta apoio a esse público, e na “Casa Moura”, projeto de ajuda humanitária que acolhe jovens menores desacompanhados, fruto de um compromisso assumido pelo Estado Português junto da União Europeia.

É autor dos livros-reportagem “Maria Alcina, a força infinita do Fado” (2016), “Casa do Distrito de Viseu: 50 anos de dedicação à cultura portuguesa no Rio de Janeiro” (2016) e “Rancho Folclórico Maria da Fonte da Casa do Minho do Rio de Janeiro – A jornada do grupo português que valoriza a cultura minhota no Brasil desde 1954” (2019). Mais recentemente, escreveu um quinto livro, ainda sem data para lançamento: “Festas d’Agonia – Viana do Castelo – Para Brasileiros e Lusodescendentes” (2021).

Recebeu das mãos do presidente da Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística, Dom Galdino Cocchiaro, no dia 15 de outubro, a “Comenda da Ordem Nacional do Mérito do Empreendedor Visconde de Mauá”, título oficializado como “Honraria Oficial do Município de Mauá” e pelo Governo da República do Brasil, através do Ministério da Educação e Cultura, com o apoio da Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania do Governo de São Paulo. Nesta mesma oportunidade, o escritor foi ainda empossado como “Chanceler”, com atuação internacional, “tendo como objetivo central atuar na aproximação entre Brasil e Portugal”.

É membro da Academia de Letras de Teófilo Otoni (ALTO), da Eco Academia de Letras, Ciências e Artes de Terezópolis de Goiás (E-ALCAT), da Academia de Letras e Artes de Paranapuã (ALAP), da Academia Luso-Brasileira de Letras (ALBL) e da Academia de Letras e Artes da Guiné-Bissau (ALAB). Foi condecorado no Brasil e em Portugal com medalhas, diplomas e comendas por diversas instituições.

É importante ressaltar que em todos os eventos os procedimentos relativos aos cuidados com a pandemia de Covid-19 estão a ser exaustivamente levados em conta pelas entidades promotoras. A segurança de todos é uma prioridade. ■

Encontre o autor nas redes sociais:

Facebook: facebook.com/IgorPLopes

Instagram: @igorlopesrj

LinkedIn: linkedin.com/in/igorlopes-jornalista/

TikTok: @igorplopes

___

Dados Técnicos:

Título: “Açores em Cores – Belezas, Contornos e Potencialidades”

ISBN: 978-65-00-06792-7 – Brasil

Depósito Legal: 4728 85/20 – Portugal

Ano: 2020

Editora: Present Celebration

Açores – Brasil – Portugal Continental

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui