Opinião: “Ser saudável é uma escolha”, por Célia Losa

"Tomei para mim esta frase e a decisão de viver mais de 90 anos"

0
358
Dra. Célia Losa, regulação psicossomática e desenvolvimento humano
- Publicidade -

Engraçado quando pensamos ter vida longa, porque na verdade a vida é uma constante surpresa. Mas, também é verdade que nós que aqui estamos neste planeta, somos pessoas privilegiadas por viver esta era, um tempo em que a ciência e a holística nos ensinam tanto e com tanta confiança.

Há ainda muito conhecimento científico e até espiritual a descobrir ou confirmar, talvez haja sempre, mas o que podemos saber e utilizar hoje em nosso favor, já nos permite elevar a consciência e escolher o que nos faz bem, assim evoluir em essência, ser quem nascemos para ser nesta jornada da nossa existência.

Este é o meu convite, a minha motivação nesta entrega profissional a que me dou hoje e todos os dias que vão chegar: escolham ser saudável! Com maturidade pela idade e a experiência acumulada em propósito, desenvolvo-me a cada dia, evoluindo no estudo da psicologia com a qual abraço a epigenética social e comportamental, onde primo pelo desenvolvimento humano, raiz de um legado humanitário a que aspiro.

A ciência mostra com clareza que somos corpos físicos complexos, mas perfeitos no seu funcionamento orgânico. Nesta constituição reagimos essencialmente à genética e à epigenética, ou seja, se 1% é genética inalterável que nos chega do pai e da mãe, tudo o mais que constitui a nossa programação celular é a expressão dos genes, e, como expressão genética, podemos decidir quem nos tornamos ao regular os nossos comportamentos, incluindo a nossa saúde.

Quanto mais cedo cuidarmos da nossa epigenética social e comportamental, mais probabilidade temos de não desenvolver doenças, mesmo patologias de risco por herança genética. No entanto, nunca é tarde para despertar a consciência para a saúde e realinhar corpo, mente e emoções!

Podemos com certeza travar doenças em potencial e até estabilizar ou curar outras que já se pronunciaram, só que seremos sempre mais bem-sucedidos se atuarmos em conjunto com a medicina, assim nos curarmos ao invés de apenas querermos que nos curem. O ser humano tem um grande poder: autocura! Ajudando neste processo, os profissionais da saúde psicológica e integrativa, previnem ou complementam outros cuidados especializados de médicos ou hospitalares.

Como profissional na saúde e desenvolvimento humano, ajudo as pessoas a confrontarem-se com a sua epigenética social e comportamental. Promovo e procuro garantir que quem me procura decide pelas melhores opções face a sua situação.

A chave mestra da saúde é a alimentação que energiza o maravilhoso metabolismo celular e todo o funcionamento orgânico, também o ambiente em que diariamente interagimos e do qual recebemos tudo o que nos permite a viver. Mais, os alimentos que consumimos, a água que bebemos, o ar que respiramos, o sono que nos recupera, a atividade que nos equilibra, as nossas relações humanas, o trabalho que fazemos, a casa que habitamos, os locais onde vamos … e tudo o mais que através dos sentidos, produz nossos pensamentos e emoções que levam às decisões e ações, fazendo a vida acontecer tornando-se hábitos! Podemos mesmo referir que os hábitos nos definem.

Nas minhas consultas, procuro compreender sem julgamento o estado de saúde do paciente para o orientar e acompanhar no seu processo de evolução em consciência, fortalecendo a sua saúde preventiva ou atuando sobre a causa que o assombra. Potenciando a cura da doença já manifestada e até, possivelmente, em tratamento médico ou hospitalar.

Também, integrada em equipa, oriento as pessoas que consulto para outras especialidades da medicina integrativa, sempre que é desejável ou necessário. Estou ao dispor da saúde!

Dra. Célia Losa

Regulação Psicossomática e Desenvolvimento Humano

EPIGENÉTICA SOCIAL E COMPORTAMENTAL

celia.losa.germinar@gmail.com

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui