Amor ao próximo

Com 46 anos de espiritualidade, tem o propósito de ajudar e orientar a todos que precisarem

0
693
Mãe e Cigana Lira
- Publicidade -

A importância do amor ao próximo.
Amor. Palavra simples, mas com grande significado e consequências.
Vivemos numa sociedade onde a palavra é muito utilizada, mas pouco praticada.
A verdade é que o amor se manifesta de diversas formas: podemos nos referir ao amor como a relação entre um casal de apaixonados, como o carinho entre pais e filhos, ou até mesmo como amor-próprio. São modos diferentes de se amar, mas todos eles compartilham de uma coisa em comum: Para amar é necessária uma ação.
Mas o que é amor ao próximo?
Antes de tudo, devemos definir o que é o amor. Muitas vezes, confundimos o amor com paixão. Você, caro leitor, já pode ter se apaixonado por alguém, mas lembra quais eram os sentimentos? O frio na barriga, as mãos suando, a vontade impetuosa de estar junto com a pessoa o tempo todo. Depois de algum tempo, tudo isso se tranquilizou, tomando proporções normais. Por quê? Porque tudo isso não era amor, mas, sim, paixão.
Amar é mais do que sentimentos, são ações. Essas ações podem ser completamente desprovidas de sentimento, pois o amor não leva em conta o que sentimos, mas o que fazemos.
Mas, afinal, o que é amor ao próximo? Amar ao próximo é mais do que frases de amor como “Eu Te Amo”. O amor ao próximo envolve entrega, atenção às suas necessidades, tolerância. Demostrar o amor ao próximo é ter empatia, entender as suas dificuldades e oferecer ajuda. Resumindo: amar ao próximo é agir para o bem daquela pessoa sem esperar nada em troca. É um ato de compaixão sem se deixar levar pelo orgulho. Sendo assim, amar ao próximo é se importar com a vida do outro e tratá-lo com respeito.
Isso também significa que é preciso nos amar, pois uma pessoa só consegue ajudar o outro e amar ao próximo quando se ama também. Afinal, o amor que ela cultiva começa a se tornar tão grande que ela sente a necessidade de espalhá-lo para as pessoas que estão ao seu redor.
Tao importante quanto desenvolver esse nobre sentimento é fazer escolhas certas e ter atitudes adequadas, que realmente gerem impacto na vida das pessoas necessitadas que cruzam o nosso caminho.
Alguns hábitos saudáveis valem muito a pena cultivar para atingir esse propósito:
• Seja gentil com todos que cruzarem o seu caminho, pois não fazemos ideia do que se passa na vida de cada um. Um sorriso, seguido de um bom dia ou de uma atitude gentil, pode representar muito para aqueles que estão a nossa volta;

• Valorize a paz dentro do lar: Muitas vezes temos muita paciência com os amigos de trabalho ou do nosso grupo religioso, mas nem sempre com quem está em casa. Seja um promotor da paz dentro da sua residência. Isso é também uma atitude humanitária;

• Respeite ao próximo apesar das diferenças entre as pessoas, é preciso praticar o respeito pelos outros. As diferenças não existem para separar, mas sim para unir e diversificar a vida. Respeitar um pensamento, estilo de vida, características diferentes da sua é uma forma de amá-lo;

• Ouvir: As pessoas têm cada vez menos tempo e disposição para ouvir os outros. E é isso que devemos fazer também. O ato de ouvir atentamente, por si só, já é uma forma de afirmar para a outra pessoa que ela é importante;

• E, por fim, reconciliar-se: Perdoar e reconciliar-se são coisas bem diferentes: o perdão pode vir sem reconciliação e as vezes é necessário que sejam assim, mas aquelas pessoas que têm capacidade de perdoar e realmente retornar o relacionamento em bases zeradas, demonstram enorme capacidade de amar.

Concluindo, ouvir, respeitar, orar, compartilhar, reconciliar são formas bem avançadas de demonstrar amor pelo próximo. E ter a capacidade de exercê-las é sem dúvida prova de grande maturidade espiritual e amor a si mesmo e ao próximo.

Mãe e Cigana Lira
Tem 46 anos de espiritualidade. Tem o propósito de ajudar e orientar a todos que precisarem.
E-mail: ciganalira57@gmail.com
YouTube: Espaço Místico Cigana Lira
TikTok: @ciganalira
@espacomistico
Instagram: @ciganalira

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui