Viana do Castelo quer aprofundar geminação com Viana do Maranhão na área cultural, social e desportiva

Encontro serviu de preparação para a próxima visita do prefeito de Viana do Maranhão à capital do Alto Minho

0
82
Reunião aconteceu na Câmara de Viana do Castelo
- Publicidade -

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, receberam hoje o chefe de gabinete do Prefeito de Viana do Maranhão, no Brasil, com o objetivo de aprofundar a geminação entre as duas cidades na área cultural, social e desportiva.

Este encontro visou preparar a próxima visita do prefeito de Viana do Maranhão à capital do Alto Minho. Os dois municípios pretendem retomar e aprofundar a geminação firmada em 2007 em diferentes áreas, nomeadamente na área social, no que diz respeito à infância e terceira idade, mas também na área cultural e desportiva.

Viana do Castelo comprometeu-se a incentivar a constituição do acervo da biblioteca de Viana do Maranhão. O município vianense vai, assim, doar livros de autores portugueses de referência, com enfoque nos livros que abordem o período do Estado Novo vivido em Portugal. Ficou, assim, assumido o compromisso de um trabalho conjunto para a reabertura da biblioteca de Viana do Maranhão.

Nesta reunião, o município brasileiro convidou o Presidente da Câmara Municipal a estar presente nas comemorações dos 266 anos da elevação de Viana do Maranhão a cidade, que será assinalada a 8 de julho de 2023.

Luís Nobre garante que os dois municípios irão trabalhar na possibilidade de ser
promovido um intercâmbio de cidadãos das duas cidades, para maior capacitação dos
munícipes nas áreas da cultura, literatura, social, desportiva, entre outras.

Novo livro em Viana em agosto sobre Romaria mais popular do país

O jornalista e escritor luso-brasileiro Ígor Lopes vai lançar o seu novo livro “Festas d’Agonia – Viana do Castelo – Para Brasileiros e Lusodescendentes” no próximo dia 5 de agosto, pelas 18h, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, com a presença de autoridades de Portugal e do Brasil, numa iniciativa que pretende valorizar a comunidade luso-brasileira e promover a imagem do Alto Minho, em especial, de Viana do Castelo. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui