O advogado luso-brasileiro Paulo Porto Fernandes foi o responsável por entregar o prémio “Teatro e Cinema” ao ator brasileiro Marcello Antony durante a sétima Gala Prémios da Lusofonia, que decorreu no Casino Estoril, em Portugal, no dia 7 de outubro.
Marcello Couto Antony de Farias nasceu no Rio de Janeiro, precisamente em janeiro de 1965. A sua ascendência é, ao mesmo tempo, portuguesa e italiana. Portugueses e italianos que chegaram ao Brasil no século XIX. Na carreira, tudo começou com um curso de teatro no Casa das Artes de Laranjeiras. O ano de 1989 regista a estreia no Teatro. Na TV, o seu rosto emerge no ano de 1996. Nas novelas da Rede Globo, faz a estreia em ‘O Rei do Gado’. Seguir-se-á ‘Salsa e Merengue’.
‘Torre de Babel’ e ‘Terra Nostra’ são duas outras novelas em que vem a destacar-se. Já nos inícios do novo milénio, atua em ‘Um Anjo Caído do Céu’ e ‘Coração de Estudante’.
Sucedem-se as aparições e os sucessos. Marcello Antony torna-se um ator e um performer pleno de sucesso. Participa em ‘Mulheres Apaixonadas’ e em ‘Um Só Coração’. Assumindo-se com presença destacada no êxito que foi ‘Senhora do Destino’. No remake de ‘Ciranda de Pedra’ vem a contracenar com Ana Paula Arósio, num reencontro que tinha ficado marcado aquando da contracena em ‘Terra Nostra’. Mudando-se para Portugal, no ano de 2018, estreia-se na ficção da TVI. Integra o elenco da novela ‘Valor da Vida’ representando um neuro-cientista ambicioso e cheio de segundas intenções.
“Com todo este percurso artístico de que apenas vimos alguns dos seus momentos essenciais afigura-se, de inteira e profunda justiça, a atribuição do PRÉMIO LUSOFONIA 2023, ÁREA TEATRO E CINEMA, a MARCELLO ANTONY. Agradecemos a todas as entidades diplomáticas que estiveram presentes, desde embaixadores e os seus representantes mais próximos. Deixamos um agradecimento especial ao Secretário-Executivo da CPLP, Doutor Zacarias da Costa, e à Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Doutora Isabel Almeida Rodrigues”, frisaram os responsáveis pelo evento.
“Muito agradeço à direção da Gala da Lusofonia pela honra de entregar o prémio ao ator Marcello Antony, na categoria Teatro e Cinema”, finalizou Paulo Porto Fernandes, que atua entre Brasil e Portugal e que foi o primeiro cidadão luso-brasileiro e atuar no parlamento português, eleito pelos emigrantes.
Esta edição da Gala Prémios da Lusofonia galardoou 14 personalidades com o Prémio Lusofonia 2023, entre elas: Fátima Lopes; Manuela Ramalho Eanes; Joaquim Alberto Chissano; Alice Vieira e António Saraiva, entre outros nomes, como Paulo Pisco, deputado eleito para atuar na Assembleia da República de Portugal pela emigração pelo círculo europeu, que também esteve presente. ■