FLIPARACATU tem programação intensa no dia da estreia

Evento decorre entre os dias 23 e 27 de agosto

0
148
O escritor Tom Farias participa da mesa de abertura do primeiro Fliparacatu ao lado de Afonso Borges, Danilo Miranda e Sérgio Abranches (Foto: Drigo Diniz)
- Publicidade -

O Festival Literário Internacional de Paracatu (Fliparacatu) tem início nesta quarta-feira, 23/08, no Centro Histórico da cidade mineira, no Brasil. O evento começa logo na parte da manhã, às 8h, com uma programação infantil que apresenta espetáculos, brincadeiras e rodas de conversa, e segue até às 16h.

Às 17h30, o cortejo da comunidade quilombola dos Amaros abre a programação nacional e internacional do Fliparacatu com muita beleza e música. Em seguida, ocorre o corte de fita, em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário, com a presença dos curadores do Fliparacatu, Afonso Borges, Tom Farias e Sérgio Abranches, e representantes da Kirnoss, empresa patrocinadora do evento.

Na sequência, os curadores seguem para uma mesa de bate-papo com o gestor cultural Danilo Miranda, que participa da conversa de forma virtual. João Candido Portinari encerra a programação nacional e internacional do dia ministrando uma palestra sobre Candido Portinari, no Centro Pastoral São Benedito.

João Candido Portinari ministra a palestra “Candido Portinari: do cafezal à ONU – De mãos dadas com os escritores e poetas de seu tempo”, no primeiro dia do Fliparacatu

Por fim, a programação musical conta com apresentação de Bené Junior às 20h, seguido pela banda de pop rock Latitude 19, às 22h.

Sobre o Fliparacatu

O tema do Fliparacatu é “Arte, Literatura e Ancestralidade” e ele homenageia dois importantes nomes da literatura: a belo-horizontina Conceição Evaristo e o moçambicano Mia Couto, que estarão presentes no evento. Além deles, participam da programação mais de 60 autores, entre eles Eliana Alves Cruz, Itamar Vieira Junior, Jeferson Tenorio e Tom Farias. O festival acontece até domingo, dia 27/08. Todas as atividades são gratuitas.

O Festival Literário de Paracatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Paracatu, da Paróquia de Santo Antônio e do Projeto Portinari.

Confira, a seguir, a programação completa do Fliparacatu nesta quarta-feira, 23/08:

PROGRAMAÇÃO NACIONAL E INTERNACIONAL

17h30 – Cortejo da comunidade quilombola dos Amaros – Local: saída da Praça Matriz e finalização no pórtico de entrada da Rua Goiás

18h – Cerimônia de Abertura – Corte de fita e falas do patrocinador, a Kinross, autoridades e parceiros. Local: Igreja Nossa Senhora do Rosário.

19h – Abertura do evento – Danilo Miranda (virtual), Afonso Borges, Tom Farias e Sérgio Abranches – Local: Igreja Nossa Senhora do Rosário

20h – João Candido Portinari – Candido Portinari: do cafezal à ONU – De mãos dadas com os escritores e poetas de seu tempo – Local: Centro Pastoral São Benedito

(Confira a programação nacional e internacional de todos os dias do Fliparacatu neste link: https://bit.ly/3E7LNug)

PROGRAMAÇÃO INFANTOJUVENIL

8h30 – “Guarda Chuva Poético” – com o Grupo Cenikas  – Local: Quintal da Casa Paracatu

9h30 – Alessandra Roscoe – Palavra também tece asas – Local: Quintal da Casa Paracatu

14h – Espetáculo “Paracatu do Príncipe” – com o Grupo Cenikas – Local: Quintal da Casa Paracatu

15h – Palhaço Quase Nada – com o Grupo Cenikas – Local: Quintal da Casa Paracatu

16h – Mariana Guimarães Diláscio – Roda de conversa: como contar para as crianças de onde vêm os bebês – Local: Quintal da Casa Paracatu

(Confira a programação infantojuvenil de todos os dias do Fliparacatu neste link: https://bit.ly/3splzRG)

PROGRAMAÇÃO MUSICAL

20h – Bené Junior

22h – Latitude 19

(Confira a programação musical de todos os dias do Fliparacatu neste link: https://bit.ly/47Kb9Mn) ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui