Bruxelas: escritor Daniel Bastos apresentou livro dedicado às comunidades portuguesas

Crónicas que o historiador tem escrito nos últimos anos estão agora em livro

0
318
O historiador Daniel Bastos (esq.), acompanhado do escritor Joaquim Tenreira Martins, durante sessão de apresentação do livro “Comunidades, Emigração e Lusofonia” na capital da Europa
- Publicidade -

Foi apresentado em Bruxelas, no dia 23 de junho, o livro “Comunidades, Emigração e Lusofonia”, de autoria do escritor Daniel Bastos. A obra, prefaciada pelo advogado e comentador Luís Marques Mendes, reúne as crónicas que o historiador Daniel Bastos tem escrito nos últimos anos na imprensa de língua portuguesa no mundo. O trabalho foi apresentado na livraria “La petite portugaise”, um espaço cultural de referência da comunidade lusa na capital da Europa.

A sessão de apresentação, que levou à livraria portuguesa em Bruxelas vários emigrantes e dirigentes associativos, esteve a cargo do escritor Joaquim Tenreira Martins, que salientou “que, neste livro, Daniel Bastos tem como objetivo informar, divulgar, sugerir, chamar a atenção, refletir, dar opinião” sobre o papel das comunidades portuguesas no mundo.

Neste último livro, que tem sido apresentado em diversos espaços da diáspora, o escritor revela o empreendedorismo, as contrariedades, a resiliência e a solidariedade das comunidades portuguesas, a riqueza do seu movimento associativo, e as enormes potencialidades culturais, económicas e políticas que elas representam. Como é caso da comunidade lusa na Bélgica, constituída por cerca de 70 mil pessoas, e que nos últimos anos se tem tornado um dos destinos mais procurados pelos emigrantes portugueses.

Professor e autor de várias obras que retratam a história da emigração portuguesa, Daniel Bastos é atualmente consultor do Museu das Migrações e das Comunidades e da rede museológica virtual das comunidades portuguesas, instituída pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui