Universidade Aberta vai inaugurar primeira Cátedra UNESCO de Estudos Globais

A UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura aprovou a constituição da Cátedra UNESCO de Estudos Globais na Universidade Aberta, em Portugal

0
242
A Universidade Aberta está localizada na Rua da Escola Politécnica 141, 1250-100 Lisboa
- Publicidade -

Está marcada para dia 26 de setembro, pelas 18h, a sessão solene de apresentação pública da Cátedra UNESCO de Estudos Globais no Salão Nobre (Palácio Ceia) da Universidade Aberta, em Lisboa, Portugal. O evento terá como oradores convidados Guilherme d’Oliveira Martins, administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, e Carlos Fiolhais, professor catedrático da Universidade de Coimbra.

O acolhimento desta Cátedra na Universidade Aberta (UAb), segundo os seus responsáveis, tem por objetivo “desenvolver projetos de investigação pioneiros sobre os fenómenos resultantes da globalização e promover o uso científico e pedagógico da língua portuguesa no mundo, em estreita parceria com instituições de ensino superior de renome, nacionais e estrangeiras”.

A Cátedra UNESCO associa-se aos programas de doutoramento e de pós-graduação em Estudos Globais da UAb, desenvolvendo a sua investigação em estreita articulação com o Centro de Estudos Globais desta instituição e em parceria com outras entidades académicas nacionais e internacionais e com autarquias locais. Pretende-se, assim, “promover o conhecimento glocalizado, descentralizado e a consciência de que cada um constitui uma malha de uma rede interconectada”.

Fundada em 1988, a Universidade Aberta (UAb) é a única instituição de ensino superior público a distância em Portugal. Assente numa geografia virtual, a UAb “antecipa o futuro, ligando as pessoas a novos conhecimentos e a novas oportunidades”.

Com mais de 30 anos de experiência, a UAb “dá-lhe a possibilidade de aprender quando e onde quiser, a qualquer hora e em qualquer lugar, sem barreiras geográficas ou temporais”. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui