Universidade Aberta divulga resultados intermédios do Projeto Impulso 2025 de olho no futuro

Parceiros do projeto elogiaram a UAb pela sua “capacidade de adaptar os conteúdos formativos às necessidades dos colaboradores e pela excelência no ensino a distância”

0
58
Projeto Impulso 2025 foi iniciado em 2022 com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do Programa Impulso Adultos
- Publicidade -

No último dia 23 de maio, a Universidade Aberta (UAb), localizada em Portugal, apresentou os resultados intermédios do Projeto Impulso 2025 durante a conferência “O Impulso das Microcredenciais na Capacitação Profissional”, realizada na sua sede em Lisboa. No evento estiveram presentes mais de 50 representantes de instituições públicas e privadas.

Na sessão de abertura, que contou com a participação da representante da Estrutura de Missão Recuperar Portugal, Vera Santos e da reitora da UAb, Carla Padrel de Oliveira, realçou-se a boa execução do projeto e foi enfatizado a sua importância na qualificação e requalificação dos trabalhadores em áreas estratégicas, destacando-se o papel crucial dos parceiros para o sucesso da iniciativa.

Durante a parte da manhã foram apresentados os resultados alcançados até ao momento: cerca de três mil adultos certificados, 21 novos cursos criados e 24 parcerias estabelecidas, sendo este um prenúncio, no futuro, do crescimento das microcredenciais no espaço nacional.

Os parceiros do projeto: Turismo de Portugal, Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI/PSP), Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), o Instituto Nacional de Administração (INA, I.P.) e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) elogiaram a UAb pela sua “capacidade de adaptar os conteúdos formativos às necessidades dos colaboradores e pela excelência no ensino a distância”.

Workshops e discussões práticas preencheram a parte da tarde, tendo sido debatidos os desafios e oportunidades das microcredenciais e os resultados do projeto “Modularisation for Continuing Education and Microcredentials (MCE)”.

O Projeto Impulso 2025, iniciado em 2022 com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do Programa Impulso Adultos, tem como objetivo “apoiar a atualização e conversão de competências dos adultos, através de uma formação ajustada às necessidades do mercado de trabalho, desenvolvida em colaboração com diversos empregadores”.

Segundo apurámos, o projeto promove a utilização de microcredenciais, certificações de aprendizagem em áreas específicas, desenhadas para serem flexíveis e acessíveis, alinhando-se com a meta europeia de aumentar a formação contínua até 2030. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui