Três passos para ter saúde financeira em 2022

“Se não soubermos como fazer um bom planejamento financeiro, nossos sonhos e metas acabam se perdendo”

0
378
Ana Vieira, Educadora Financeira
- Publicidade -

Todo começo de ano é comum as pessoas fazerem planos e traçarem metas para ter um ano novo mais feliz e realizado. Na vida financeira não é diferente. Se não soubermos como fazer um bom planejamento financeiro, nossos sonhos e metas acabam se perdendo e como resultado final temos dívidas e mais frustrações financeiras. Pensando nisso, apresento três passos essenciais para você começar a ter sucesso com suas finanças.

Passo 1 – Registrar

Comece anotando todos os gastos e despesas. Anote também suas receitas (entradas de dinheiro). Este primeiro passo é muito importante para que você tenha clareza de quanto dinheiro entra e quanto dinheiro sai mensalmente do seu orçamento. Como apenas anotar entradas e saídas não vai mudar sua situação financeira, vamos ao segundo passo.

Passo 2- Organizar

Organize suas despesas em duas categorias: fixas e variáveis. As despesas fixas são aquelas que não variam, isto é, aquelas que todos os meses são iguais. Por exemplo: uma assinatura mensal, aluguel, mensalidade da escola. As despesas variáveis são aquelas que sofrem alterações no decorrer dos meses. Por exemplo: conta de energia elétrica, fatura do cartão de crédito, conta de água. Neste segundo passo é muito importante organizar suas contas fixas e variáves em diferentes setores como: moradia, saúde, transporte, estudos, lazer, etc. Desta forma, você consegue ter mais clareza para identificar onde estão seus maiores gastos.

Passo 3 – Planejar

Após seguir os passos 1 e 2, você terá um raio X das suas finanças pessoais. A partir daí se torna possível traçar metas e estratégias para reduzir e/ou cortar gastos e até mesmo começar a investir. Planejar é dar destino para seu dinheiro. Planejar é nada mais nada menos do que elaborar um plano, um roteiro para que seu dinheiro passe a lhe obecer. Exemplos de ações úteis ao seu planejamento financeiro são: fazer renda extra, eliminar gastos superflúos, negociar descontos no pagamento de dívidas, planejar compras, controlar o limite do cartão de crédito e evitar comprar por impulso. Quando você começar a planejar as ações que vão gerar melhorias na sua vida financeira com certeza notará mudanças que lhe levarão a ter dinheiro sobrando não só para quitar dívidas como também para iniciar uma reserva de segurança.

Resumindo, os três passos para ter um 2022 próspero são: registrar, organizar e planejar suas finanças. É importante ressaltar que os três passos estão interligados. Logo, você só terá sucesso se, somente se, seguir os três passos, sem deixar de lado nenhum dos três.

Espero que este artigo seja bastante útil para você e que lhe ajude a ter uma vida financeira plena neste ano que se inicia.

Para receber uma planilha financeira totalmente gratuita e lhe ajudar com suas finanças, entre em contato comigo através do meu instagram ou via whatsapp +55 21 964097448! Será um prazer enviar a planilha de forma 100% on-line e sem custos. ∎

Para mais informações sobre finanças pessoais, siga minhas postagens no instagram @ana_vieirafinancas

Ana Vieira

Educadora Financeira

anapaulavbarge@gmail.com

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui