Termina hoje, domingo, primeiro Fliparacatu em Minas Gerais

Língua portuguesa é a protagonista desta iniciativa inédita em Paracatu

0
465
Acontece neste domingo a final da batalha de slam (Foto: Ranch Films)
- Publicidade -

O Festival Literário Internacional de Paracatu (Fliparacatu) chega ao seu último dia neste domingo, 27/08. Para encerrar a programação, o evento conta com mesas de debate, oficina de empreendedorismo cultural e final da batalha de slam, além das sessões de autógrafos com os escritores.

Na programação nacional e internacional, acontecem três mesas: “Jornalismo na primeira pessoa como forma literária”, com Matheus Leitão e Afonso Borges, “A liberdade de expressão na encruzilhada da democracia”, com Jamil Chade e Míriam Leitão; e “A natureza desnaturada”, de Mia Couto e Sérgio Abranches. Todos eles seguem para participar de sessões de autógrafos logo após às palestras.

A programação regional conta com a final da batalha de slam, que começou na última sexta-feira. Foram convidados para a batalha os integrantes do Slam Galeria de Paracatu. Quem vencer a disputa preliminar avança para participar do Slam MG, a maior competição de Minas Gerais, e caminho para o nível nacional.

O poeta Rogério Coelho, organizador do Slam MG e do Slam Clube da Luta, conta que é uma alegria poder contar com Paracatu como uma das 28 cidades mineiras que participam da competição no âmbito estadual. “É muito bom contar com a participação de várias pessoas da cidade, vários poetas, e saber que existe esse circuito em Paracatu. Isso faz com que a cidade tenha uma representatividade na poesia configurada pelo slam, que é uma poesia marginal, de rua”.

O Festival Literário Internacional de Paracatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Paracatu, da Paróquia de Santo Antônio e do Projeto Portinari.

Confira, a seguir, a programação completa do Fliparacatu neste domingo, 27/08:

PROGRAMAÇÃO NACIONAL E INTERNACIONAL

11h30 – Matheus Leitão e Afonso Borges – Jornalismo na primeira pessoa como forma literária – Local: Centro Pastoral São Benedito

14h – Jamil Chade e Míriam Leitão – A liberdade de expressão na encruzilhada da democracia – Local: Centro Pastoral São Benedito

15h30 – Mia Couto e Sérgio Abranches – A natureza desnaturada – Local: Centro Pastoral São Benedito

PROGRAMAÇÃO FLIPARACATU REGIONAL

13h – Oficina Fika Ryca Favelinha – Local: Fundação Casa de Cultura

18h – Slam MG 2023 convida Slam Galeria de Paracatu – Local: Anfiteatro da Fundação Casa de Cultura

SESSÕES DE AUTÓGRAFOS

11h – Lizandra Silveira e Florismar Gasparotto.

12h30 – Matheus Leitão, Afonso Borges e Adrielly Siebert

15h – Jamil Chade, Míriam Leitão e Lílian Saeko Taba

16h30 – Mia Couto, Sérgio Abranches, Rafael Peres e Silvano Avelar

16h30 – Editora Lire ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui