Sónia Crisóstomo defende: “Reescreva o seu algoritmo para uma vida mais positiva”

Empreendedora destaca a influência dos algoritmos e dos neurónios espelho na perceção do mundo, incentivando escolhas conscientes e positivas

0
20
Sónia Crisóstomo, empreendedora e responsável pela empresa Ponte 360
- Publicidade -

A empreendedora Sónia Crisóstomo, que lidera a empresa Ponte 360, alerta para o impacto dos “algoritmos e dos neurónios espelho”, defendendo uma reprogramação consciente dos pensamentos e escolhas.

Segundo Sónia Crisóstomo, os neurónios espelho “são células cerebrais que se ativam tanto quando uma pessoa realiza uma ação quanto quando ela observa outra pessoa realizando a mesma ação”.

Os neurónios espelhos foram descobertos na década de 1990, estando localizados no córtex pré-motor e no lobo parietal do cérebro. Eles desempenham um papel fundamental no aprendizado por observação, permitindo que o cérebro simule internamente as ações alheias.

Num artigo de opinião, Sónia Crisóstomo, que reside em Portugal, destaca a necessidade de assumir a responsabilidade pelos próprios pensamentos e alerta para o impacto dos algoritmos na forma como percebemos o mundo.

Sónia Crisóstomo lembra que existe algo que “talvez possamos desconhecer”: há um algoritmo ainda mais poderoso do que aqueles das redes sociais, que “portanto, é mais perfeito na sua codificação visto que foi codificado pelo Supremo Criador, existe instalado dentro de nós e aprende a cada comando, desejo ou busca que você faça no browser da sua mente. Este algoritmo, pela perfeição que tem, busca dentro de você nas suas próprias experiências passadas, na sua biblioteca do sistema, informações que sejam correlatas à sua busca”.

Mas, para um bom uso, de acordo com Sónia, é preciso que cada um “reescreva o seu algoritmo. Tome para você a responsabilidade de pensar os seus próprios pensamentos e escolha estar entre aqueles que te trazem felicidades e completude”.

Autora e integrante do Clube de Mulheres Empreendedoras de Portugal e do Business Club do World Trade Center, em Lisboa, além de atuar em diferentes frentes empresariais, ligando, sobretudo, Portugal à América do Sul e ao resto da Europa, Sónia Crisóstomo, que é também vice-presidente de honra da Divine Academie Française des Arts Letres et Culture, chama a atenção para os neurónios espelho e reforça: “Não permita e nem se coloque em lugares onde os seus neurónios espelho passem a refletir uma imagem negativa sobre o mundo ou sobre você”.

Esta empresária conclui que é possível reprogramar a forma como vivemos e pensar de modo mais positivo: “Reescreva o seu código para que você tenha orgulho de ser a imagem e semelhança do Criador”.

Esta autora incentiva os leitores a começarem de imediato este processo de transformação, assumindo controlo sobre os próprios pensamentos e escolhas diárias. Para Sónia Crisóstomo, a mudança depende de reconhecer o impacto dos ambientes e das relações na nossa perceção e de optar por situações que promovam felicidade e completude.

O texto termina com um apelo direto: “Porque sim, há esperança. Comece hoje”, assinala Sónia Crisóstomo, que disse acreditar que esta reprogramação é essencial para viver de forma mais consciente e em alinhamento com valores positivos.

Esta empreendedora conta com um currículo versátil, já que atuou como bailarina clássica, mas trocou as sapatilhas pelo computador para desenvolver “uma próspera carreira” na área das tecnologias, tendo trabalhado em grandes empresas brasileiras e multinacionais, pelo que se define como “plural”.

Em 2023, Sónia Crisóstomo foi homenageada no Carrossel do Louvre, em Paris onde apresentou o seu livro “Mulheres Que Cruzaram Oceanos”. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui