Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas inicia amanhã primeira visita oficial ao Brasil

Programa inclui passagens por Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Santos, Belo Horizonte e Salvador, de 26 de janeiro a 4 de fevereiro

0
489
Paulo Cafôfo, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas
- Publicidade -

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas (SECP), Paulo Cafôfo, inicia amanhã, dia 26, a sua primeira viagem oficial ao Brasil. O programa inclui o contacto com portugueses e lusodescendentes residentes no país e prevê passagens por Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Santos, Belo Horizonte e Salvador. A deslocação decorre de 26 de janeiro a 4 de fevereiro.

De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, a visita de Cafôfo ao Brasil “enquadra-se no conjunto de iniciativas junto da diáspora, para este mandato, denominado “Portugal no Mundo: Caminhos para a Valorização das Comunidades Portuguesas”, e tem por objetivo “reforçar laços, aproximando os portugueses residentes no estrangeiro ao nosso país e, simultaneamente, contribuir para uma visão atual da nossa diáspora”.

Detalhes do intenso programa

A agenda tem início no dia 26 na capital brasileira, onde está previsto um encontro com o responsável pelas Comunidades do Itamaraty, o Secretário Leonardo Gorgulho, no Itamaraty – Ministério das Relações Exteriores do Brasil, além de um encontro com membros da Comunidade Portuguesa e com a imprensa na Chancelaria da Embaixada Portuguesa em Brasília.

No dia 27, Cafôfo estará no Rio de Janeiro, onde irá visitar, à tarde, o Liceu Literário Português. Nessa oportunidade, Cafôfo irá conhecer o Centro Cultural e as instalações da sede da Associação Luiz de Camões. No dia seguinte, 28, o SECP participa numa visita guiada ao Real Gabinete Português de Leitura, acompanhado por Francisco Gomes da Costa, presidente da referida Associação. De seguida, Cafôfo terá um almoço reservado, seguido de reunião, na Casa da Vila da Feira e Terras de Santa Maria, onde irá abordar, juntamente com outros responsáveis, questões referentes à dinâmica e à conjuntura atual da Associação Luís de Camões na cidade maravilhosa. Nesse mesmo dia, este responsável português vai conhecer as instalações da Casa do Minho do Rio de Janeiro. A nossa reportagem sabe que a comitiva portuguesa será rececionada por integrantes trajados do Rancho Folclórico Maria da Fonte e pelo atual presidente desta Casa, Joaquim Fernandes, que irá entregar a Paulo Cafôfo, ao embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, e à cônsul-geral de Portugal no Rio de Janeiro, Gabriela Soares de Albergaria, o título de sócio honorário desta entidade. No dia 29, decorre uma visita ao Espaço Cultural da Marinha no Rio e ao monumento do centenário da Primeira Travessia aérea do Atlântico Sul.

No dia 30, Cafôfo encontra com autoridades do governo do Estado e da prefeitura de São Paulo. Haverá agenda ainda com dirigentes do movimento associativo português e membros da comunidade lusa em São Paulo nas instalações da Casa de Portugal. No dia 31, Cafôfo visita a Casa da Ilha da Madeira e participa numa receção com empresários portugueses e brasileiros promovida pela Câmara Portuguesa de São Paulo. Na maior cidade do Brasil, Cafôfo irá encontrar o novo cônsul-geral de Portugal em São Paulo, António Pedro da Vinha Rodrigues da Silva, que atuava anteriormente em Camberra, na Austrália.

No dia 1 de fevereiro, o SECP desloca-se a Santos, onde encontra autoridades na prefeitura local e visita o Museu Rei Pelé.

No dia seguinte, 2, decorre um encontro com autoridades do governo Estadual de Minas Gerais e com autoridades da prefeitura de Belo Horizonte. Há ainda agenda com a direção da Câmara Portuguesa de Minas Gerais, que será representada por Cláudio Motta. No final do dia, Cafôfo visita as instalações do Centro da Comunidade Luso-Brasileira, onde encontrará a direção desta entidade em Belo Horizonte.

No dia 3, a passagem será pela Bahia, onde Cafôfo irá encontrar as autoridades do Estado da Bahia e as autoridades da prefeitura de Salvador. Está prevista uma receção à comunidade portuguesa local.

O último dia da visita do Secretário de Estado português ao Brasil, 4 de fevereiro, conta no programa com visita ao Gabinete de Leitura de Salvador, onde Cafôfo será recebido por Abel Travassos, responsável pelo local, e será convidado a assinar o livro de honra da instituição que, nos últimos dias, recebeu a assinatura do cantor brasileiro Caetano Veloso, que gravou uma entrevista no local. Ainda em Salvador, o SECP irá visitar o Hospital Português da Bahia, cuja diretoria é presidida por Orlando Manuel Cunha da Silva, filho de Orlando de Sousa da Silva, presidente da Casa dos Açores da Bahia. A Casa Jorge Amado encerra a lista de visitas de Cafôfo a esse estado do nordeste brasileiro.

Aposta na diplomacia

Segundo dados da diplomacia portuguesa, a comunidade lusa no Brasil conta hoje com cerca de um milhão de cidadãos nacionais

Em solo brasileiro, Paulo Cafôfo irá conhecer os Consulados-Gerais de Portugal no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Salvador e o Escritório Consular de Santos, numa “clara demonstração” de apoio aos funcionários consulares de Portugal no Brasil, e ainda para demonstrar que o Estado português está presente junto da sua diáspora.

“A valorização dos profissionais da área governativa dos Negócios Estrangeiros está no centro da atenção deste ministério, ciente de que a formulação, coordenação e execução da política externa portuguesa, em todas as suas dimensões, assenta em recursos humanos reforçados e reconhecidos”, frisou o MNE, que recordou que a viagem de Cafôfo ao Brasil tem a intenção de promover o seu contacto com diferentes instituições e associações, na perspetiva de “aprofundar o conhecimento, nas diferentes dimensões, da comunidade portuguesa no Brasil”.

“A agenda, dedicada às áreas da Educação, Cultura, Social e da Economia, prevê assim encontros com representantes das Comunidades Portuguesas e Conselheiros das Comunidades, empreendedores e empresários portugueses e brasileiros, e visitas a instituições associativas, bem como para conhecimento em proximidade da oferta social, cultural e do ensino da língua e da cultura portuguesa. Destacam-se também encontros com as autoridades brasileiras, nomeadamente o encontro de cortesia com o seu homólogo Secretário do Itamaraty, responsável pelas Comunidades, Embaixador Leonardo Gorgulho, bem como com representantes do Governo Estadual de São Paulo, de Minas Gerais e da Bahia, das Prefeituras de São Paulo, Santos, Salvador da Bahia e de Belo Horizonte”, explicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros português, que comentou, também, que o programa no Brasil contempla um jantar com membros do corpo diplomático acreditado em Brasília, que contará com a presença do Diretor-Geral da Organização Internacional para as Migrações, António Vitorino. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui