Santuário da Virgem de Fátima na Venezuela recebeu imagem Peregrina vinda de Portugal

Depois de passar por Caracas, Petare e Los Teques, a Virgem Peregrina nº 3 de Nossa Senhora de Fátima continuará a sua viagem até dia 8 de setembro por várias cidades e regiões da Venezuela

0
157
Circuito inclui ciudades, como San Fernando de Apure, El Tigre, Ciudad Bolivar, La Guaira, El Vigia, Machiques, Maracaibo, Coro, Punto Fijo, Guatire, Valles del Tuy, Puerto Cabello, Barquisimeto e Guanare
- Publicidade -

Durante a manhã de domingo, 25 de agosto, a comunidade portuguesa e os paroquianos residentes na Diocese de Los Teques viveram momentos de profunda espiritualidade com a visita da Imagem Peregrina nº 3 trazida do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal. Estiveram presentes dez peregrinos portugueses da Diocese de Leiria-Fátima e membros da Pastoral Juvenil Venezuelana. 

O dia de domingo começou com uma caravana da Basílica de Santa Teresa, no centro de Caracas, até ao Santuário da Virgem de Fátima, no municipio de Carrizal, onde se rezou o Santo Rosário. A Imagem Peregrina, que já havia visitado o Santuário em 2017, percorreu as instalações do templo entre cânticos e orações.

Em seguida, às 9h30, teve início a celebração eucarística que inaugurou oficialmente a Terceira Peregrinação da Virgem de Fátima à Venezuela, presidida pelo Bispo da Diocese de Los Teques, Freddy Fuenmayor e concelebrada pelo Bispo de Puerto Cabello, José Antonio Da Conceição, acompanhado pelo Bispo da Diocese de El Tigre, José Manuel Romero e pelos presbíteros: Armelim De Sousa, Henry Rivero e Orlandino Bom, este último o sacerdote dos peregrinos portugueses. 

Durante a homilia, Monsenhor Fuenmayor destacou a efervescência da sociedade venezuelana no seu encontro com a fé cristã, onde têm experimentado o amor de Deus através da devoção à Virgem Maria e o legado da comunidade portuguesa na difusão desta devoção por todo o país, perante os milhares de paroquianos que se reuniram na igreja.

Depois da comunhão, Helena Pedrosa, porta-voz do Projeto de Intercâmbio Internacional Interdiocesano que conforma as paroquias de Coimbrão e Monte Redondo, criado este ano de 2024 e que surgiu após o acolhimento da delegação peregrina da Venezuela durante a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, para promover a evangelização missionária entre Portugal e a Venezuela, leu em espanhol uma mensagem do Reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Portugal, Carlos Cabecinhas. 

A missa culminou com a tradicional procissão da Virgem de Fátima à volta da igreja, animada pelos cânticos do clero, dos peregrinos e dos paroquianos presentes. O reitor do Santuário da Virgem de Fátima de Carrizal, Henry Rivero, expressou a sua alegria pela chegada da imagem ao país sul-americano, afirmando que se trata de uma grande bênção para toda a comunidade que vive no templo situado no sector de Lomas de Urquia. 

Em duas semanas percorrerá todo o país

Depois de passar por Caracas, Petare e Los Teques, a Virgem Peregrina nº 3 de Nossa Senhora de Fátima continuará a sua viagem até domingo, 8 de setembro, por várias cidades e regiões da Venezuela, tais como: San Fernando de Apure, El Tigre, Ciudad Bolivar, La Guaira, El Vigia, Machiques, Maracaibo, Coro, Punto Fijo, Guatire, Valles del Tuy, Puerto Cabello, Barquisimeto e Guanare.

A novidade desta ocasião é que, pela primeira vez, a Virgem Peregrina de Fátima de Portugal visitará, nos dias 28 e 30 de agosto, as comunidades indígenas de Kariña Barbonero, em El Tigre, no estado de Anzoátegui, e de La Periquera, no estado de Bolívar, que conta com uma capela em honra da invocação homónima, fundada por sacerdotes franciscanos, sendo a única população indígena da Venezuela que tem uma igreja em honra de Nossa Senhora de Fátima.

De igual modo, o périplo culminará em Guanare, cidade fundada a 3 de novembro de 1591 pelo português João Fernandes de Leão e Pacheco, onde se realizará um emotivo encontro destas duas importantes advocações marianas a partir do Santuário Nacional da Virgem de Coromoto, no âmbito do 373º aniversário da aparição da Padroeira da Venezuela, evento que simboliza a união dos fiéis venezuelanos e portugueses na sua devoção à Mãe de Deus.

Marcos Ramos Jardim, correspondente na Venezuela

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui