A Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (FUNCEX), com sede no Brasil, vai apoiar o IV Fórum Brasil-União Europeia, que se realiza nos dias 22 e 23 de julho, no Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.
Sob o lema “O Brasil e a União Europeia: Políticas e Economias nas Transições Verde e Digital para um Desenvolvimento Justo e Inclusivo”, o evento é organizado pela Fundação Euroamerica e pela União Europeia.
O Fórum pretende “debater as estratégias e políticas necessárias para impulsionar as transições verde e digital em ambos os blocos económicos, promovendo um desenvolvimento sustentável e inclusivo”.
Este encontro é crucial sobretudo num momento em que questões ambientais e tecnológicas são centrais na formulação de políticas públicas e na condução das economias globais.
A FUNCEX, conhecida pelo compromisso com o estudo e o desenvolvimento do comércio exterior, destaca “a importância deste Fórum para fomentar o diálogo e a cooperação internacional”. Segundo apurámos, a Fundação reforça a “necessidade de políticas públicas eficazes e investimentos que garantam que as transições verde e digital beneficiem amplamente a sociedade, evitando a exclusão social”.
“Inovações tecnológicas e sustentabilidade: Exploração de tecnologias verdes para reduzir o impacto ambiental” será um dos temas abordados no Fórum que vai discutir “políticas públicas e regulamentações: Discussão sobre políticas necessárias para suportar as transições”.
O Fórum vai debater igualmente as parcerias e investimentos analisando a importância da cooperação internacional e do investimento privado. “Inclusão social e económica: Estratégias para uma distribuição equitativa dos benefícios das transições.
O evento vai contar com tradução simultânea para facilitar a participação de um público diversificado, incluindo representantes locais, da União Europeia e de outros países. ■