Rio de Janeiro: comunidade portuguesa participou em evento da “Confraria de Saberes e Sabores da Beira Grão Vasco”, de Viseu

Iniciativa ficou marcada pela homenagem a “destacados portugueses” por serviços prestados às comunidades lusas

0
29
Vereadora Teresa Bergher ao lado de José Ernesto Silva, Almoxarife da Confraria, que foi homenageado com a Medalha de São Francisco de Assis (III Milênio). Foto: divulgação
- Publicidade -

A cerimónia de entronização de dez novos confrades (cavaleiros) e uma comendadora no V Capítulo da Confraria de Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’ foi realizada no dia 1 de dezembro, no Rio de Janeiro. O evento decorreu nas instalações da Casa do Distrito de Viseu, no Rio, tendo sido prestigiado por autoridades governamentais do Brasil e de Portugal, políticos e membros da comunidade portuguesa.

Durante a cerimónia, organizada com o simbolismo da comunidade beirã, foram entronizadas personalidades da comunidade portuguesa no Rio de Janeiro ou a ela ligadas. A confraria agora tem mais de 200 confrades e comendadores.

A vereadora Teresa Bergher, nascida em Penalva do Castelo, aproveitou o encontro e homenageou o secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, com o título de Cidadão Honorário da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. Durante o seu discurso, a vereadora destacou o trabalho que este responsável realiza junto das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, especialmente no Brasil.

Nesta mesma ocasião, Teresa Bergher entregou a Medalha de São Francisco de Assis (III Milênio), a mesma que recebeu o Papa Francisco, quando da sua passagem pelo Brasil, ao Almoxarife José Ernesto Silva, pelo seu trabalho em benefício da aproximação das comunidades portuguesas, bem como na promoção da cultura lusa no mundo.

“Um galardão que me honra. A receber a medalha de S. Francisco de Assis — III Milênio das mãos da minha querida amiga doutora Teresa Bergher, vereadora da Câmara do Rio de Janeiro, com o meu bom amigo, doutor José Cesário. Bem haja. Espero ser merecedor de tamanha distinção”, declarou José Ernesto.

Também foi homenageado com uma moção de congratulações e louvores o jornalista José Luis Araújo, membro da Confraria Grão Vasco, pela sua trajetória profissional na comunicação social, na imprensa, bem como diretor da Gazeta Rural, revista que acaba de completar 20 anos de fundação.

Os organizadores ressaltaram a importância do membro fundador da confraria carioca, António Cordão, “para o sucesso” do V Capítulo da Confraria Grão Vasco no Rio de Janeiro, “o catalisador para que muitas empresas e particulares apoiassem a iniciativa, cuja receita reverteu a favor da instituição. É, também, uma das figuras que dinamiza inúmeras atividades da Confraria e da Casa do Distrito de Viseu, da qual foi seu presidente”.

Além dos nomes citados, prestigiaram o evento a Cônsul Geral Adjunta de Portugal no Rio de Janeiro, Ana Rita Ferreira; o presidente do Conselho das Comunidades Portuguesas, Flávio Martins; o presidente da Casa do Distrito de Viseu, Maurício Moreira, e a secretária da Confraria, Ane Carolina Botelho, entre outros.

Claudia Pamplona, presidente da Obra Portuguesa de Assistência, com sede no Rio, foi uma das personalidades entronizadas. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui