Rayssa Leal, atleta brasileira de 16 anos, conquistou a medalha de bronze na modalidade skate street nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, tornando-se na mais jovem atleta a subir ao pódio de diferentes olimpíadas. Em Tóquio 2020, Rayssa conquistou prata. No dia 2 de agosto, fãs da skatista reuniram-se na Square Marigny, enquanto ela posava para fotos e deixava a sua marca com um skate e um capacete autografados, agora em exposição no espaço durante Paris 2024. Em entrevista à imprensa, a skatista revelou os altos e baixos da sua jornada nas olimpíadas.
Como você se sente ao ver o skate street representado em um palco tão icónico como as Olimpíadas?
Para nós, skatistas, foi muito emocionante. Ver o início do skate street nas Olimpíadas é muito legal, e espero que o esporte cresça ainda mais. As Olimpíadas são um capítulo importante da nossa história, e estou muito feliz por fazer parte disso. O cenário do skate street teve uma grande evolução — e o nível dessa vez foi muito mais alto do que nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Estou especialmente orgulhosa de todas as skatistas e grata a todos que fizeram isso acontecer.
O que passou pela sua cabeça durante a competição?
Eu estava nervosa e com medo de não ir bem. Ainda assim, fiquei orgulhosa de mim mesma por chegar à final. Minhas manobras e minha família estavam na minha mente — mas a multidão foi o que mais me emocionou.
O que você estava ouvindo durante a competição?
Embora eu tenha muitas músicas na minha playlist, escolho a música dependendo da situação. Nas semifinais, ouvi trap e rap brasileiro para me dar energia. Durante as finais, ouvi música relaxante para não ficar tão nervosa durante a competição.
Alguma dica para os atletas que ainda estão competindo?
Vão com tudo! Sabemos que é tudo ou nada, então esta é a nossa chance. Se quisermos, podemos fazer! Respirem e fiquem calmos porque, apesar de tudo, trabalhamos duro para chegar aqui. Estar aqui já é uma vitória, então vão com calma! Eu também gostaria de dizer algo para Sky Brown da Grã-Bretanha — sei que muitos pensamentos devem estar passando pela sua cabeça agora. Apenas respire fundo antes da primeira manobra e vá em frente.
O que você espera que os fãs levem da sua jornada em Paris 2024?
Espero que eles tenham sentido minha determinação. Mesmo às vezes, quando pensamos que as coisas não estão indo bem, um momento faz toda a diferença. Sorria, divirta-se e faça o que você ama. Todos devem se lembrar de que há uma primeira vez para tudo. ■