Presidente da Fiocruz visitou Universidade do Minho

Viagem a Portugal serviu para estreitar a cooperação com instituições científicas do país

0
108
Foto: Nuno Gonçalves/UMinho
- Publicidade -

O vice-reitor para a Investigação e Inovação da Universidade do Minho, em Portugal, Eugénio Campos Ferreira, recebeu no dia 29 de abril, a presidente da Fiocruz, do Brasil, Nísia Trindade Lima. O encontro visou fortalecer as relações entre as instituições, além de agilizar e viabilizar mais colaborações. A comitiva da Fiocruz, da qual também fazia parte o vice-presidente da Fundação, Mário Moreira, reuniu-se também com o diretor dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho, Eloy Rodrigues.

A visita deveu-se à cooperação das duas entidades na última década, nomeadamente no âmbito da Ciência Aberta que resultou em memorando e o curso on-line Formação modular sobre ciência aberta. O curso foi promovido pela Unidade de Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho e pela Escola Corporativa da Fiocruz.

Foi também debatida uma possível parceria em atividades de validação de testes diagnósticos e o estabelecimento de parceria no âmbito da Infraestrutura Europeia de Investigação em Recursos Microbianos, com sede na Universidade do Minho. Também discutiu-se a necessidade de realização de conferências internacionais, palestras e estudos conjuntos nas áreas da sociologia, comunicação, ambiente, biotecnologia em saúde, entre outros temas de interesse mútuo.

A visita de Nísia Trindade Lima a Portugal começou em 27 de abril e terminou no dia 4 de maio, com o objetivo de “ampliar e estruturar a cooperação interinstitucional da Fundação com instituições de ciência e tecnologia do país”. A agenda inclui encontros e assinaturas de acordo de cooperação e protocolos com instituições, como a Universidade de Aveiro e o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (Insa), assim como encontros com os ministros da Saúde, Marta Temido; dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho; e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato; além da Diretora Geral da Saúde, Graça Freitas. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui