Prémio de Redação promovido pelo Fliaraxá bate recordes na edição deste ano

Professores e alunos premiados terão o reconhecimento dos seus esforços, recebendo prémios especiais

0
233
Fliaraxá acontece de 5 a 9 de julho, no Brasil, em formato presencial e digital
- Publicidade -

O 11.º Fliaraxá deste ano quebrou recordes com um número impressionante de inscrições de escolas e envio de redações. Até o momento, o Festival conta com 32 escolas participantes, superando o total do ano passado, que contou com a participação de 20 escolas. Este é o maior número registado desde o início do Prémio, “evidenciando o crescente interesse pela iniciativa”. A estimativa é que cerca de 13.500 alunos dos ensinos Fundamental e Médio participem.

Além disso, uma categoria específica destaca-se, com mais de 20 redações inscritas, demonstrando o engajamento dos alunos e a relevância do Prémio de Redação Maria Amália Dumont. Esta parceria entre a Câmara Municipal de Araxá e a Academia Araxaense de Letras “tem sido fundamental para revelar novos talentos literários, bem como incentivar o hábito da leitura e escrita entre os jovens”, disse a organização.

O tema escolhido para as redações é sempre o mesmo do tema do Festival, que, nesta edição, é “Educação, Literatura e Património”. Esta conexão entre o Festival e o Prémio “fortalece a integração dos participantes e estimula reflexões criativas e relevantes”.

Os professores e alunos premiados terão o reconhecimento dos seus esforços, recebendo prémios especiais. Serão selecionados 15 ganhadores, distribuídos em três faixas etárias. É importante ressaltar que o prémio está aberto para alunos de escolas públicas e privadas, sem distinção.

“O Fliaraxá reforça o seu compromisso em promover a literatura, a educação e o património cultural, inspirando jovens talentos a expressarem as suas ideias por meio da escrita. Esta iniciativa proporciona um ambiente estimulante para a formação de novos escritores e fortalece a importância da leitura na sociedade”, comentaram os responsáveis pelo evento, que sublinharam que, “com o apoio das instituições envolvidas e o entusiasmo dos participantes, o Fliaraxá continua a ser um evento de destaque no cenário literário, impulsionando o desenvolvimento intelectual e artístico da comunidade local e além”.

O Fliaraxá é apresentado pela CBMM, com patrocínio do Itaú e da Cemig, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, com apoio da TV Integração, Prefeitura Municipal de Araxá, Fundação Calmon Barreto, Câmara Municipal de Araxá, Academia Araxaense de Letras, Condor Eventos, Vale Sul/Goethe-Institut, Instituto Terra e Sesc.

O 11.º Festival Literário de Araxá – Fliaraxá acontecerá entre os dias 5 e 9 de julho, de quarta-feira a domingo, em Araxá, Minas Gerais, no Brasil. Esta edição será montada no Estádio Municipal Fausto Alvim, localizado no centro da cidade, onde haverá livraria, auditório, espaço para crianças, além da área de gastronomia com palco para as atrações musicais. Iniciativa acontece em formato presencial e digital. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui