Portugueses em Andorra com mostra sobre o património arquitetónico local

Iniciativa patente até 28 de fevereiro

0
328
Público prestigiou inauguração do certame
- Publicidade -

A sede do Ministério de Cultura do Principado de Andorra acolheu ontem, terça-feira, dia 7 de fevereiro, a cerimónia de inauguração da exposição “INTEGRADOS” e o documentário que recolhe imagens obtidas durante as sessões fotográficas a cargo do Grupo de Folclore Casa de Portugal.

A mostra fotográfica, constituída por 14 imagens instantâneas, duas por paróquia, foi inaugurada pela ministra da Cultura e Desporto, Silvia Riva González, que destacou a “tenacidade dos membros do Grupo face à adversidade em momentos de pandemia”.

O diretor do Grupo, José Luis Carvalho, sublinhou o “vínculo” que a ministra Silvia Riva tem demonstrado em relação à coletividade luso-andorrana e que culminou na “emotiva inauguração” da exposição na sede do referido ministério.

O evento contou com a participação de Mireia Medeiros e Marc Medeiros, membros do Grupo de Folclore Casa de Portugal, que explicaram as suas vivencias como fotógrafa e produtor do documentário, respetivamente, realçando o papel dos elementos do Grupo para que este trabalho seja uma realidade.

A exposição “INTEGRADOS” reproduz nos espaços arquitetónicos mais conhecidos e não tão conhecidos do Principado de Andorra as vivencias dos antepassados da sociedade minhota, trajados para cada situação, como, por exemplo, o casamento, os romeirinhos, a lavagem de roupa no rio e no tanque ou os reencontros ao finalizar a missa, entre outras.

Após a visita para apreciar o trabalho fotográfico, que contou com a participação de vários intervenientes no documentário, simpatizantes e membros do Grupo, foi servido um porto de honra e doce surtido português a todo o público assistente que encheu o hall do hotel Rosaleda em Encamp.

A exposição, que pode ser apreciada até ao próximo dia 28 de fevereiro, irá posteriormente percorrer as sete paróquias do Principado e já recebeu propostas para ser apresentada brevemente em várias cidades de Portugal. ■

 

 

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui