Paulo Cafôfo visitou comunidade portuguesa na Venezuela na sua primeira viagem fora da Europa

"Iniciativa teve início no dia 12 de maio"

0
126
O SECP, para além dos Consulados-Gerais de Portugal em Caracas e Valência, visitou e manteve contactos com diferentes instituições e associações
- Publicidade -

Termina neste dia 17 de maio a visita oficial do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas (SECP), Paulo Cafôfo, à Venezuela, nesta que foi a sua primeira deslocação com foco nos portugueses residentes fora da Europa.

A viagem começou no dia 12 de maio e enquadrou-se “no conjunto de iniciativas junto da diáspora, para este mandato, denominado “Portugal no Mundo: Caminhos para a Valorização das Comunidades Portuguesas”, com o objetivo de reforçar laços, aproximando os portugueses residentes no estrangeiro ao nosso país e, simultaneamente, contribuir para uma visão atual da nossa diáspora”.

O SECP, para além dos Consulados-Gerais de Portugal em Caracas e Valência, visitou e manteve contactos com diferentes instituições e associações, na “perspetiva de aprofundar o conhecimento da comunidade portuguesa na Venezuela, designadamente nas dimensões de participação cívica e social, económica e empresarial, bem como de afirmação de identidade cultural e integração”.

Paulo Cafôfo passou por locais como a Casa Portuguesa do estado de Aragua, visitou as aulas de português e instalações do Centro Português de Caracas, esteve nas instalações do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Carrizal, o Lar Padre Joaquim Ferreira, na Urb. Los Anaucos, e a Residência Oficial do Embaixador de Portugal em Caracas.

Segundo dados do governo português, a comunidade lusa na Venezuela conta com mais de 225 mil cidadãos nacionais, conforme as inscrições consulares registadas. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui