Organização da FINBrasil confirma negócios de mais de 20 milhões de euros durante evento em Florianópolis

Evento contou com a participação de entidades de Portugal e Moçambique

0
234
Iniciativa terá nova edição em 2024
- Publicidade -

A segunda edição da FINBrasil, considerada a maior feira multissetorial da América Latina, terminou com um volume de negociações na casa dos R$ 100 milhões, cerca de 20 milhões de euros, e perspetiva de, pelo menos, mais R$ 500 milhões, cerca de 100 milhões de euros, em negócios futuros através das quatro mil conexões registadas durante a feira, segundo os seus organizadores.

O evento, que também acontece em Portugal e na China, levou ao Brasil representantes institucionais e comerciais de 45 países e foi visitada por mais de três mil pessoas entre os dias 28 e 29 de março. Dezassete estados brasileiros estiveram presentes na FIN, que teve mais de 200 stands com empreendedores de pequeno, médio e grande porte, além de contar com a presença de políticos e autoridades, como o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, e o Senador Laercio Oliveira, representante do mesmo estado, que estiveram na abertura do evento que também foi prestigiada pelo prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, e pela vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm.

Uma grande comitiva portuguesa e moçambicana alavancou a participação internacional, com foco na promoção dos seus territórios e das potencialidades existentes no campo dos investimentos e da atração de mão de obra e de estudantes.

“A feira foi um sucesso, por isso, a edição de 2024, que segue em Florianópolis, será quatro vezes maior e com participação de mais países num aspeto ainda mais comercial”, revelou Jatyr Ranzolin, presidente da Câmara de Comércio Brasil-Portugal de Santa Catarina, entidade organizadora da FINBrasil.

O destaque do evento, ainda de acordo com este responsável, “foi a presença maciça de países africanos”, já que estiveram reunidos no evento os representantes de Mali, Moçambique, Burkina Faso, Senegal, Guiné Bissau e Marrocos. Outra presença expressiva foi a de Portugal, que levou cerca de 30 autarcas para a FIN, além de Luís Faro Ramos, embaixador de Portugal no Brasil, e do Secretário de Estado da Internacionalização de Portugal, Bernardo Ivo Cruz. Outros dez embaixadores de diversos países circularam pela feira.

Bernardo Ivo Cruz ressaltou a importância de se conectar os dois países através do diálogo e das oportunidades de negócios dos dois lados do Atlântico. Já Luís Faro Ramos destacou que a presença de um número expressivo de presidentes de câmara portugueses no Brasil ao mesmo tempo e num único evento é um facto histórico.

“Este foi um trabalho importante realizado em Portugal e em Moçambique e que nos permitiu captar a atenção das autoridades portuguesas e africanas, sobretudo do Interior de Portugal, que tiveram a oportunidade de mostrar as suas potencialidades em termos de produtos e de oportunidades de investimentos e de negócios”, comentou Ana Correia, presidente da Câmara de Comércio da Região das Beiras, coorganizadora do certame.

Durante a FIN, as comitivas de Portugal e de Moçambique assinaram protocolos com entidades e autoridades do Brasil com vistas à realização de eventos bilaterais e com o intuito de realizarem negócios. No Palco 360, houve apresentações da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, município de Castelo Branco, Associação Mais Lusofonia, Moçambique e de António Carlos Albuquerque, da Câmara Municipal de Coimbra.

Também provenientes da Europa, desembarcaram no Sul do Brasil os responsáveis pela Câmara de Comércio, de Indústria e de Serviços Suíça-Portugal, pela Associação Mais Lusofonia, pelo Grande Hotel de Luso e pela empresa BMV Global.

Em Florianópolis, portugueses e moçambicanos visitaram o centro histórico da cidade, participaram num evento da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) no Museu da Escola Catarinense e foram recebidos na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC).

A FINBrasil reuniu mais de 200 expositores e confirmou uma nova edição em abril de 2024, também em Florianópolis. ■

 

 

 

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui