A Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro marcará presença na BTL Lisboa, entre 28 de fevereiro e 3 de março, para promover as 12 regiões turísticas do Rio de Janeiro.
O Governo do Estado do Rio de Janeiro pretende fazer promoção dos seus atrativos turísticos estabelecendo parceria estratégica com a TAP Air Portugal, ponto focal durante a BTL, considerado uma das maiores feiras de turismo do mundo.
No passado dia 7 de fevereiro, o secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione, e o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, discutiram, no Palácio Laranjeiras, com o presidente da TAP, Luís Rodrigues, uma estratégia conjunta para atrair turistas dos mais de 50 destinos europeus operados pela companhia.
Atualmente, a TAP opera dez voos semanais do Rio de Janeiro para Lisboa e dois para o Porto. A partir de março, a rota Rio – Lisboa terá mais dois voos semanais, perfazendo 14 voos semanais para Portugal.
O presidente da TAP, Luís Rodrigues, ressaltou que os investimentos do governo estadual na malha aeroportuária, aliados ao diálogo eficaz, “estão ampliando as negociações”.
Em 2023, o Rio de Janeiro recebeu mais de 1,2 milhão de turistas, sendo mais de 270 mil europeus. Portugal ocupou a sexta colocação na emissão de visitantes ao Rio, com 32.201 turistas, sendo o terceiro mercado europeu mais significativo, ficando atrás apenas de França e Reino Unido.
A retoma dos voos no Riogaleão, aeroporto internacional do Rio de Janeiro, tem sido fundamental para impulsionar o turismo, que só no ano passado registou 7,9 milhões de passageiros, superando os 5,9 milhões de 2022. Para 2024, a expetativa é alcançar 14 milhões de passageiros. ■