Ministro português participa na reunião do G20 em Brasília

Ministro João Gomes Cravinho terá também reunião com o Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas

0
196
Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Gomes Cravinho
- Publicidade -

O Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Gomes Cravinho, desloca-se ao Brasil esta quinta e sexta-feira, dias 14 e 15 de dezembro, após o anúncio de que Portugal é um dos países convidados a participar no G20, o grupo das vinte maiores economias a nível mundial. As primeiras reuniões presenciais da presidência brasileira do G20 acontecem de 11 a 15 de dezembro, no Palácio Itamaraty, na capital brasileira.

A presidência brasileira do G20 marcará o ano de 2024 e é já considerada “um dos principais desafios da diplomacia”, tendo em conta as centenas de reuniões que implica coordenar até à Cimeira do Rio de Janeiro, que decorre em novembro, entre as quais se destaca a que juntará os Ministros dos Negócios Estrangeiros do G20, no próximo mês de fevereiro.

A primeira reunião técnica do G20 na presidência brasileira teve lugar esta segunda-feira, dia 11, constituindo também uma “oportunidade para projetar Portugal e para aumentar a sua visibilidade no plano internacional”. Segundo o governo de Portugal, “este trabalho prosseguirá ao longo de todo o ano, nos planos técnico e político, e será um dos principais assuntos a tratar na reunião que o Ministro João Gomes Cravinho manterá com o homólogo brasileiro, Mauro Vieira, esta quinta-feira de manhã em Brasília”.

“Além de constituir mais um momento que permitirá passar em revista os assuntos em curso da relação bilateral, os chefes da diplomacia dos dois países vão ainda debater questões regionais e da agenda internacional, nomeadamente as perspetivas quanto ao acordo UE-Mercosul ou a situação no Médio Oriente, incluindo a deslocação do MNE português à região”, frisou o governo de Portugal em nota.

Na próxima quinta-feira ao final do dia, já em São Paulo, o MNE participa na cerimónia de investidura do Professor Álvaro Vasconcelos como novo titular da Cátedra José Bonifácio da Universidade de São Paulo.

Entre visitas e encontros com várias entidades portuguesas e brasileiras, o Ministro João Gomes Cravinho tem reunião agendada, na sexta-feira, com o Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, bem como um encontro com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), em que participarão empresários portugueses e brasileiros. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui