Ministro português “celebrou” criação da Interfet durante visita oficial a Timor-Leste

Paulo Rangel visitou o país no sudeste asiático entre os dias 12 e 14 de setembro

0
516
Durante a visita oficial, Paulo Rangel discursou na conferência dos 25 anos da criação da Interfet e falou sobre o papel do povo e do Estado português na independência de Timor Leste
- Publicidade -

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Rangel, visitou Timor-Leste entre os dias 12 e 14 de setembro, com uma agenda que privilegiou almoço com o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Bendito Freitas, encontro com o primeiro-ministro de Timor, Xanana Gusmão, visita ao projecto FOCO/UNTL e encontro com o presidente da República, Ramos Horta.

No segundo dia de visita, Rangel visitou a Escola Portuguesa de Díli, encontrou-se com o Cardeal D. Virgílio do Carmo, visitou a obra missionária Tibar – Irmãs Escravas da Santíssima Eucaristia e da Mãe de Deus, esteve nas instalações da Escola CAFE de Díli e participou na Lecture Series ao lado de Ramos Horta, em virtude da comemoração pelos 25 anos da Interfet.

Recorde-se que Força Internacional para o Timor-Leste (Interfet) foi uma força-tarefa multinacional de manutenção da paz das Nações Unidas, organizada e dirigida pela Austrália, em conformidade com as resoluções das Nações Unidas para enfrentar a crise humanitária e de segurança que ocorreu em Timor-Leste entre 1999 e 2000 até a chegada das forças de paz da ONU. A Interfet foi comandada por um australiano, o Major General Peter Cosgrove.

Dia 14, o ministro português visitou a Embaixada Portuguesa em Díli e o cemitério de Santa Cruz, numa homenagem às vítimas do massacre de Santa Cruz.

Durante a visita oficial, Paulo Rangel discursou na conferência dos 25 anos da criação da Interfet e falou sobre o papel do povo e do Estado português na independência de Timor Leste, destacando a “forma exemplar” como essas entidades “refundaram” as suas relações. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui