O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, esteve na América do Sul entre os dias 5 e 15 de julho, onde cumpriu intenso programa, com passagem por países como Brasil, Argentina e Uruguai.
A viagem começou em solo brasileiro, onde, no Rio de Janeiro, este governante reuniu-se com o Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, no Palácio São Clemente, no dia 5. Mais tarde, nesse mesmo dia, visitou as instalações do Arouca Barra Clube, na Barra da Tijuca.
No dia seguinte, Cesário manteve encontro com a comunidade portuguesa de Niterói, município vizinho do Rio, no Clube Português de Niterói. No início da noite, voltou ao Palácio São Clemente, para reunir com dirigentes associativos e com os Conselheiros das Comunidades Portuguesas eleitos pelo círculo eleitoral do Rio de Janeiro. Neste espaço de tempo, conversou com António Fiuza, presidente da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro.
Dia 7, este secretário de Estado participou na Sessão solene de aniversario da Casa do Distrito de Viseu, que celebrou 58 anos de existência, diante de dezenas de pessoas. Neste evento, Cesário abordou temas como o futuro do associativismo, a genuinidade do folclore, a divulgação da cultura popular e da etnografia e a participação cívica e cultural dos lusodescendentes.
Este evento recebeu a presença de Flávio Martins, deputado eleito pelo círculo de fora da Europa, Teresa Bergher, vereadora portuguesa em atuação na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, e a fadista portuguesa Maria Alcina, residente há mais de 60 anos no Brasil.
Ainda no decorrer do seu encontro com os portugueses e lusodescendentes na cidade maravilhosa, Cesário sublinhou os caminhos da governação que está a seguir, as prioridades, ressaltou a capacidade de decisão, a relação com as comunidades e o desenvolvimento de Portugal.
Em Buenos Aires, no dia 8, Cesário reuniu-se com o Embaixador de Portugal na Argentina, José Ludovice, e conversou com os funcionários da Secção Consular e com a Leitora do Instituto Camões local.
Teve espaço ainda para uma reunião com o Conselheiro das Comunidades Portuguesas eleito pelo círculo eleitoral da Argentina, Chile e Perú nas instalações da Embaixada de Portugal em Buenos Aires.
No dia seguinte, 9, visitou o Clube Português Virgem de Fátima de José C. Paz, esteve na Associação Portuguesa de Cidade Tesei e encontrou-se com dirigentes associativos no Clube Português de Isidro Casanova.
Teve lugar também a entrega da Medalha de Mérito das Comunidades Portuguesas a Gabriela Beatriz Rosa, funcionária da Embaixada, em reconhecimento pelos serviços prestados aos longo de 55 anos de carreira.
No final da visita, Cesário disse esperar que a Comunidade portuguesa na Argentina “fique mais bem servida com mais um funcionário, com novos equipamentos informáticos, com mais permanências consulares e com mais incentivos para as associações”.
O dia 10 de julho ficou marcado pela visita de José Cesário ao Uruguai.
Em Montevideo, encontrou-se com o vice-ministro das Relações Exteriores, Nicolás Albertoni, para assinar um Memorando de Entendimento ‘Férias e trabalho’ TBC.
Um momento que foi seguido de visita à Embaixada e Secção Consular, tendo o programa contado com reunião com o Embaixador de Portugal no Uruguai, João Pedro Antunes.
Houve ainda espaço para encontro com os funcionários da Embaixada e Secção Consular e visita à Casa de Portugal de Montevideu, onde formalizou os apoios da Direção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas ao movimento associativo, um momento que contou com o olhar atento de Inês Guerra, presidente da entidade lusa em solo uruguaio.
No final da visita, Cesário reconheceu que a comunidade portuguesa no país “é pequena”, mas “muito unida e organizada”.
“É um prazer trabalhar com esta boa e genuína gente”, disse Cesário.
No caminho de volta à Europa, Cesário cumpriu ainda mais uma parte da agenda na América do Sul, novamente no Brasil.
Dia 11 de julho, visitou a Casa do Minho do Rio de Janeiro, na zona Sul carioca, e encontrou-se com a Comunidade Portuguesa local.
Dia seguinte, 12. Cesário esteve em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, para participar numa cerimónia de boas-vindas. O secretário de Estado português realçou o seu agrado com o trabalho que está a ser realizado pela direção da Casa, que esteve fechada durante vários anos e está agora a ser reerguida pelos lusodescendentes.
Houve um encontro, no início da tarde, com a Comunidade Portuguesa na Casa de Portugal de Petrópolis. À noite, Cesário participou no aniversário da Casa da Vila da Feira e Terras de Santa Maria, que celebrou 71 anos de existência. Um evento acompanhado de perto também por Amadeu Albergaria, presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.
Dia 13, a agenda foi em São Paulo, onde Cesário encontrou-se com dirigentes associativos na Casa de Portugal.
Dia 14, domingo, Cesário acompanhou a Permanência Consular no Arouca São Paulo Clube, uma iniciativa que possibilitou o atendimento de 70 pessoas e a realização de 130 atos consulares, com o intuito de “combater melhor o negócio da compra dos agendamentos”.
Cesário ainda participou no evento comemorativo do aniversário do Rancho Folclórico Aldeias da Nossa Terra.
Já no dia 15, este governante visitou o Consulado-Geral de Portugal em São Paulo, onde reuniu com os funcionários consulares.
Na maior cidade brasileira, Cesário visitou a empresa Leograf, encerrando a sua mais recente passagem pelo Brasil. ■