Jornalista e escritor Ígor Lopes apresentou novo livro em Ponta Delgada

Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada foi o local escolhido para o evento

0
200
Ígor Lopes
- Publicidade -

O escritor luso-brasileiro Ígor Lopes lançou nos Açores, em dezembro, o seu quarto livro-reportagem. “Açores em Cores – Belezas, Contornos e Potencialidades” leva o selo da editora “Present Celebration” e contou com o apoio do Governo açoriano, por meio da Direção Regional das Comunidades. A apresentação decorreu no dia 14 de dezembro no auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, com a presença do autor do prefácio do livro, Adélio Amaro, do diretor Geral das Comunidades, José Andrade, e do presidente da Associação dos Imigrantes Brasileiros nos Açores (ASIBA), Jairo Silva. Uma tertúlia com a presença destes mesmos responsáveis aconteceu no dia 15 de dezembro nas instalações da livraria “Letras Lavadas”, com apresentação on-line sob o comando da jornalista Patrícia Carreiro.

Ao longo de 226 páginas, recheadas de entrevistas e fotografias, Ígor Lopes leva o leitor a conhecer pontos específicos sobre as nove ilhas açorianas, deixando claro que os Açores são um bom lugar para se viver, trabalhar, estudar ou, simplesmente, desfrutar de locais de tirar o fôlego.

O conteúdo está centrado no formato pergunta-resposta, onde especialistas em diversos segmentos nos Açores, no âmbito público e privado, falam sobre as oportunidades de investimento, os locais paradisíacos, a imponência da natureza, a importância da ecologia e da proteção ambiental, já que os Açores são um destino de turismo sustentável, a relevância da cultura, história, tradição e religiosidade, os registos da arquitetura e património locais, o papel do turismo e da promoção da imagem das ilhas, as experiências e atividades possíveis, o infinito azul do rico mar que banha as costas açorianas, a imensa comunidade açordescendente, o poder dos vinhos e da gastronomia locais, o olhar de quem chega às ilhas pelos ares, os vulcões e a sismologia tão estudados, a vida universitária, a força e a necessidade de se apostar nas vertentes tecnológica e na inovação, a segurança pública, a saúde, a organização política açoriana e as sinergias entre os habitantes locais e a comunidade de cidadãos estrangeiros residentes, incluindo os brasileiros.

Segundo José Andrade, “os escritores e os jornalistas têm sido determinantes para preservar e desenvolver a relação entre os Açores e o Brasil. É o que agora acontece com o jornalista carioca Ígor Lopes e com este seu livro “Açores em Cores – Belezas, Contornos e Potencialidades”. Como bem refere o autor na própria capa, esta obra reúne detalhes que brasileiros, lusodescendentes e açordescendentes devem conhecer sobre o Arquipélago. Foi escrito na vigência da anterior administração pública regional, teve a sua edição prejudicada pelos condicionalismos da pandemia, mas mantém o interesse atual de um retrato essencial da realidade açoriana. Por isso, foi tão importante o seu recente lançamento no Brasil, como foi tão pertinente a sua apresentação na Região, promovida pela Associação dos Imigrantes Brasileiros nos Açores (ASIBA) e apoiada pela Vice-Presidência do Governo (Direção Regional das Comunidades)”.

Sucesso no Brasil e em Portugal

A obra já foi apresentada no Brasil, nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, onde reuniu um grande público. Passou também por Lisboa e pelo Fundão. Nestes eventos, Ígor Lopes contou com o apoio da Casa dos Açores do Rio de Janeiro, da Casa dos Açores de São Paulo, da Casa de Portugal de São Paulo, da Câmara Portuguesa de Minas Gerais, da Câmara de Comércio da Região das Beiras, da Casa do Minho do Rio de Janeiro e da Rede Sem Fronteiras.

Onde comprar?

Para já, a obra está a venda através das redes sociais do autor, por encomenda direta via e-mail: igorpereiralopes@gmail.com com entrega em todo o mundo ou nas instalações da Livraria Letras Lavadas, em Ponta Delgada.

Quem é Ígor Lopes?

Ígor Lopes é jornalista, escritor e social media entre Brasil e Portugal. É CEO da Agência Incomparáveis. É Doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior; Mestre em Comunicação e Jornalismo pela Universidade de Coimbra; Licenciado em Comunicação Social, na vertente Jornalismo, no Rio de Janeiro, pela FACHA; Possui especialização em Gestão de Redes Sociais e Comunidades para Jornalistas pela Universidade de Guadalajara, México. Os seus cursos superiores estão reconhecidos e validados pela Universidade Nova de Lisboa e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

É autor dos livros “Maria Alcina, a força infinita do Fado” (2016), “Casa do Distrito de Viseu: 50 anos de dedicação à cultura portuguesa no Rio de Janeiro” (2016) e “Rancho Folclórico Maria da Fonte da Casa do Minho do Rio de Janeiro – A jornada do grupo português que valoriza a cultura minhota no Brasil desde 1954” (2019). Mais recentemente, escreveu um quinto livro, ainda sem data de lançamento: “Festas d’Agonia – Viana do Castelo – Para Brasileiros e Lusodescendentes” (2021).

É membro da Academia de Letras de Teófilo Otoni (ALTO), da Eco Academia de Letras, Ciências e Artes de Terezópolis de Goiás (E-ALCAT), da Academia de Letras e Artes de Paranapuã (ALAP) e da Academia Luso-Brasileira de Letras (ALBL). Foi condecorado no Brasil e em Portugal com medalhas, diplomas e comendas por diversas instituições. ∎

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui