IX Reunião Anual de Câmaras de Comércio Portuguesas acontecerá em Fortaleza de domingo (22) a terça (24)

Evento reunirá presidentes de Câmaras dos cinco continentes e representantes do Governo e da diplomacia de Portugal com atividades no hotel Vila Galé e modelo híbrido de participação

0
245
Armando Abreu, presidente da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil (FCPCB)
- Publicidade -

Fortaleza será o palco da IX Reunião Anual de Câmaras de Comércio Portuguesas, com uma
agenda de atividades entre os dias 22 e 24 de maio, em Fortaleza, no Ceará. A programação terá como base o hotel Vila Galé, onde serão realizadas as reuniões e assembleias ordinárias de diretoria, palestras e encontros internos no modelo híbrido, com a participação de representantes das 18 câmaras de comércio existentes no Brasil e de câmaras portugueses de 22 países (sete dos quais com representantes em Fortaleza), e com transmissão simultânea em formato virtual.

Uma comitiva do Governo de Portugal também estará em Fortaleza para participar do evento, com as presenças do Secretário de Estado da Internacionalização, Professor Doutor Bernardo Ivo Cruz, e do Secretário de Estado da Economia, João Neves. Integra ainda a maior autoridade diplomática do país no Brasil, o Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos. A Reunião contará com ainda com a participação de interlocutores portugueses e brasileiros que irão contribuir para o sucesso e relevância do encontro.

Este é o primeiro encontro mundial das Câmaras de Comércio Portuguesas a ser realizado após dois anos de pandemia. Concorreram para sediar o evento as Câmaras da Rússia, Suíça e Vietnã, porém, a escolha foi feita pelo Brasil e em favor da cidade de Fortaleza, que mantém na Câmara de Comércio Brasil-Portugal no Ceará (CBP-CE) uma entidade com mais de 20 anos de atuação para o fortalecimento de negócios entre os dois países. Além disso, o Ceará detém atualmente a sede da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil (FCPCB). Os presidentes da CBP-CE, Eugênio Vieira Filho, e da FCPCB, Armando Abreu, e a Vice-Cônsul de Portugal em Fortaleza, Ana Cristina Pedroso, serão os anfitriões das comitivas presentes à Reunião Anual das Câmaras.

Debates, deliberações, palestras e visitas técnicas A IX Reunião Anual de Câmaras de Comércio Portuguesas será composta por encontros fechados de diretoria nas manhãs de segunda (23) e terça (24), para deliberar temas relevantes para os membros das câmaras, entre eles a apresentação das novas câmaras da rede e do estatuto de utilidade pública, entre outros assuntos. A programação terá ainda, na segunda-feira (23), às 12 horas, a realização da “O papel das câmaras no processo da internacionalização”, a ser ministrada pelo professor Bernardo Ivo Cruz, atual Secretário de Estado da Internacionalização de Portugal. Na terça-feira (24), às 9 horas, os participantes da reunião irão acompanhar a palestra “A influência da língua portuguesa no comércio e investimentos internacionais – histórico e projeção futura”, a ser conduzida por Paulo Portas,
Vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Portugal.
Os representantes das câmaras nacionais e internacionais também participarão de uma
programação especial com visita ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e outros
equipamentos culturais na região da Praia de Iracema e do centro de Fortaleza, de almoços de relacionamentos, de uma visita ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém – CIPP, além de um jantar de confraternização das Câmaras Portuguesas, que encerrará a programação da IX Reunião.

O empresário Armando Abreu, presidente da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil (FCPCB), destaca a importância do encontro.

“Essa reunião que acontecerá em Fortaleza é um culminar de um trabalho que vem sendo feito pela Câmara do Ceará e pela Federação. A última reunião das Câmaras que houve presencial aconteceu em Marrocos, em 2019, e infelizmente, devido à pandemia, não tivemos como realizar esse encontro nos anos seguintes. Temos agora a grata satisfação de receber representantes das Câmaras de Comércio de todo o mundo aqui no nosso Ceará. Será uma excelente oportunidade para discutirmos os problemas que existem no dia a dia das Câmaras e o relevante papel que elas têm na internacionalização, além de podermos trocar experiências. Gostaria de realçar também a presença de uma delegação oficial do Governo Português, chefiada pelo Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, bem como a presença do Secretário de Estado de Economia, Dr. João Neves, e do Secretário de Estado da Internacionalização, Dr. Bernardo Ivo Cruz. Vai ser uma ótima oportunidade para o Ceará se promover em termos de economia, comércio e investimentos”, disse Armando Abreu.

Já o advogado Eugênio Vieira Filho, presidente da Câmara Brasil Portugal no Ceará (CBP-CE), ressalta o papel do evento para as relações comerciais e geração de negócios.

“Nesse encontro teremos reuniões onde serão discutidos diversos temas relacionados à interação da rede de Câmaras Portuguesas no mundo, com o objetivo de fomentar negócios, comércio, turismo e também apresentaremos uma série de palestras sobre temas relacionados à realização de negócios em língua portuguesa”, comentou Eugênio Vieira Filho.

O evento é restrito para convidados, com algumas atividades sendo exclusivas para os
diretores. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui