Psicólogo português quer replicar no Brasil evento-modelo que aborda “vitimização”

Apresentação e moderação foi de Pedro Ramos, especialista em Recursos Humanos e em Gestão de Pessoas, CEO da Keep Talent Portugal e vice-presidente da recém-criada Associação Lusofonia Digital

0
210
Resultado positivo do evento garante novas datas para "breve"
- Publicidade -

Uma sala cheia, uma audiência interessada e participativa. Foram estes os ingredientes que tornaram “inesquecível” a noite do último dia 3 de fevereiro, no Porto, Portugal, quando o psicólogo clínico e professor universitário português Ivandro Soares Monteiro realizou a sua primeira palestra de 2024 do tour “Mudamos pelo que Fazemos”. Um evento que teve lugar nas instalações do Estúdio do Teatro Sá da Bandeira, no Norte do país.

A palestra, que visou “aumentar o sentido de responsabilidade individual e rejeitar o lugar de vítima” dos participantes, contou com momentos musicais da guitarra portuguesa de Carlos Semedo e apresentação e moderação de Pedro Ramos, especialista em Recursos Humanos e em Gestão de Pessoas, CEO da Keep Talent Portugal e vice-presidente da recém-criada Associação Lusofonia Digital.

“Foi uma noite transformadora em que foi possível refletirmos sobre reações e sobre o empoderamento das responsabilidades e a rejeição do lugar de vítima”, disse um dos participantes à nossa reportagem.

Autor do livro “Mudamos pelo que Fazemos”, lançado em 2023 e que segue já na sua segunda edição, Ivandro Soares Monteiro acredita que o evento possibilitou novas experiências aos participantes.

“Houve espaço para expor histórias de vida inspiradoras, que servem de exemplo para a ciência sobre resiliência e vulnerabilidade, como a de Sylvester Stallone ou Arnold Schwarzenegger contadas do que ouvi quando estive com estes atores em jantares de homenagem de carreira na Inglaterra”, disse Ivandro Soares Monteiro, que, ao final do evento, afirmou que este modelo de apresentação, no formato palestra, será replicado em outras oportunidades, “brevemente, quer presencialmente quer online”.

Ivandro Soares Monteiro e Pedro Ramos

Professor Universitário no Instituto de Ciência Biomédicas Abel Salazar e doutorado pela Universidade do Minho, Ivandro Soares Monteiro é considerado “um profissional altamente qualificado e especializado em psicoterapia”. Com uma carreira que abrange mais de duas décadas, tem sido uma figura influente no campo da Psicologia em Portugal. É reconhecido pela Ordem dos Psicólogos Portugueses nas especialidades de “Psicologia Clínica”, “Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações” e com a especialidade avançada em “Psicoterapia”.

Ao longo da sua carreira, realizou mais de 25 mil consultas e sessões individuais com clientes em Portugal e internacionalmente. É o Fundador e Diretor Geral da EME Saúde, uma clínica médica e de saúde mental localizada no Porto e fundador da Academia de Psicoterapia Interpessoal, onde forma psicólogos e médicos psiquiatras desde 2009. É autor também do livro “Depressão: por que é que uns deprimem e outros não” (2012) e “Ilusões de Memória na Depressão” (2007).

A sua terceira e mais recente obra, “Mudamos pelo que Fazemos”, passou por diversas cidades no mundo e que tem como destino para breve o Brasil. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui