A percussionista Larissa Umaytá apresenta-se na capital inglesa dia 26 de agosto no Notting Hill Carnival, considerado o maior carnaval de rua da Europa, com o tema “Vem Ser Fã de Mulheres Negras”, um espetáculo integrante da 17ª edição do Festival Latinidades.
Esta instrumentista terá a companhia de Lirys Catharina, também percussionista e regente de maracatu na capital brasileira. As artistas prepararam um repertório com ritmos culturais brasileiros como o maracatu, samba de coco, ciranda e capoeira, combinados a elementos eletrónicos da estética afrofuturista.
A participação das percussionistas em Londres marca um mês do Dia da Mulher Afro-Latino Americana e Caribenha, comemorado todo em 25 de julho, que para o instituto “reforça a importância do empoderamento feminino e da visibilidade global das mulheres pretas”.
As artistas são patrocinadas pelo Instituto Afrolatinas, como meio de fortalecer “o compromisso com a equidade racial e de género”.
Para o Afrolatinas, uma organização de mulheres negras que desenvolve ações transversais a partir da educação, das artes, da cultura e da comunicação, a presença do Festival Latinidades no Notting Hill “representa um marco na internacionalização e no intercâmbio cultural”. Considerado também o palco ideal para exaltar e promover a cultura brasileira, bem como as diferentes culturas com raízes nas tradições caribenhas e africanas.
“O evento destaca o papel das mulheres negras na indústria musical e cultural, promovendo a sua criatividade e as suas contribuições para o cenário global”, destacou o Afrolatinas.
Na edição de 2024, o Festival Latinidades percorreu várias cidades de alguns estados do Brasil, como a Bahia, Goiás, São Paulo e Brasília, visando sensibilizar as mulheres como uma “força transformadora” de “formação e reconhecimento”.
Larissa Umaytá, nascida em Sobradinho, Brasília, é professora de pandeiro e destaca-se no cenário artístico da capital nacional ao colaborar com importantes nomes da música brasileira, como Chico César, Xande de Pilares e Rubel. Herdou a musicalidade e a influência da cultura popular e do convívio direto com o tradicional Bumba Meu Boi do Seu Teodoro, seu avô, com quem teve a chance de tocar e conviver com prestigiados artistas. ■