
O consultor e empresário Higor Ferro Esteves anunciou, nos últimos dias, que decidiu encerrar a sua ligação ao escritório europeu da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex Europa), com sede em Cascais, após três anos de trabalhos dedicados à fundação, na posição de diretor geral.
Nas redes sociais, Higor Esteves explicou a sua decisão, afirmando ter sido um “dos ciclos mais desafiantes e enriquecedores” da sua vida profissional. Este responsável também destacou as suas iniciativas e considerou que, “desde o início”, passou por “um verdadeiro processo de construção, aprendizagem e superação”.
Higor Esteves, que lidera hoje outros projetos como a Sheree – Startup Place de inovação e é vice-presidente da Comissão Executivo da Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP), ressaltou algumas conquistas nos dois últimos anos e frisou, a partir da sua experiência, que o início de uma operação num ambiente organizacional “exige resiliência, visão e, acima de tudo, a capacidade de adaptação. Olhando para trás, vejo além dos desafios enfrentados, as conquistas alcançadas e o impacto gerado”.
O empresário relatou que o ano de 2023, com o apoio da presidência e da diretoria do grupo, “foi marcado por iniciativas estratégicas e institucionais significativas. Apoiamos a ABERT na realização do primeiro Seminário Luso-Brasileiro de Radiodifusão, inauguramos a sede da FUNCEX Europa em Cascais e fortalecemos parcerias institucionais em várias frentes. Estivemos presentes em eventos como a icónica “Bênção dos Surfistas” na Praia de Supertubos, em Peniche, com a participação do Padre Omar Raposo, reitor do Santuário Cristo Redentor”.
Foi o ano das “relações comerciais entre o Brasil e a CPLP. Promovemos experiências de cooperativismo entre Portugal e o Brasil em conjunto com a Caixa de Crédito Agrícola de Torres Vedras”. Higor Esteves também afirmou a assinatura de protocolo de colaboração com a Chambre de Commerce et d’Industrie Luso-Française e demais ações de “aproximação e desenvolvimento de negócios dos países europeus com o Brasil”.
Em 2024, por exemplo, concretizou “a assinatura de um acordo de cooperação com a Fundacion Euro América, a participação no IV Seminário de Alto Nível no Parlamento Europeu e marcar uma presença institucional de relevo no cenário económico e político na Europa. Recebemos autoridades da América do Sul, África e Europa, desenvolvemos o programa de mentoria e matchmaking para startups da APEX selecionadas para o WebSummit Lisboa e marcamos presença em diversos eventos internacionais de negócios”.
Esteves agradeceu a presidência e a diretoria por ter reconhecido o seu trabalho e distinguiu a “diversidade” entre as pessoas da equipa como “a sua maior força” e completou: “O caminho nem sempre foi fácil, mas foi essa heterogeneidade que nos impulsionou a inovar, aprender uns com os outros e construir algo genuinamente sólido”.
Na sua publicação on-line, Higor Esteves disse estar preparado para novos desafios após ter adquirido valiosa aprendizagem e finalizou: “como em todos os ciclos que se concluem, há também novos começos que se desenham. Destes três anos levo comigo as experiências, as pessoas, os relacionamentos, e a certeza de que todo caminho trilhado tem seu propósito”. ■