O Grupo Sata celebrou na quarta-feira, 21 de agosto, o seu 83º aniversário. Para marcar a data, a direção divulgou nas suas páginas sociais um concurso de vídeo ou fotografia exclusivo para os seus passageiros com um tema relacionado à celebração. O vencedor recebeu uma viagem para duas pessoas em qualquer voo operado pelas duas companhias aéreas do grupo: Sata Air Açores ou Azores Airlines.
O Grupo Sata é originário da Sociedade Açoriana de Estudos Aéreos, fundada em 1941 e depois passou à Sociedade Açoriana de Transportes Aéreos (Sata). Hoje, estabelecida como Sata Air Açores, realiza voos de passageiros, carga e serviço postal entre as ilhas açorianas, com a missão, conforme informativo da companhia, “ligar as nove ilhas do arquipélago”, com um histórico de “quase 19 mil voos e transportando mais de novecentos mil passageiros por ano”.
A outra companhia do grupo é a Azores Airlines e, segundo informativo do grupo, “acrescentou ambição à missão de combater o isolamento das ilhas e atingiu o objetivo de tornar o Arquipélago dos Açores mais acessível, algo que consegue através das operações aéreas domésticas e internacionais”.
Conforme os dados divulgados, a Azores Airlines “realiza cerca de 9.700 voos e transporta mais de 1 milhão e quatrocentos mil passageiros por ano, tendo sido mencionada como a primeira escolha dos passageiros que viajaram para os Açores na época alta em 2023, com o inquérito de satisfação elevado pelo Observatório do Turismo dos Açores”.
A Sata Air Açores foi premiada recentemente como a “Companhia Aérea Regional Líder da Europa 2024” pelo World Travel Awards. Durante entrevista na solenidade de premiação, a CEO do grupo, Teresa Gonçalves ressaltou a relevância do prêmio e disse se sentir honrada por representar “o resultado do trabalho duro de todos os trabalhadores das companhias aéreas, um merecimento; é a primeira vez que ganhamos um prêmio dessa importância”.
Os passageiros que viajam hoje nas companhias aéreas do grupo passam por um ritual que marcou os voos da Sata Air Açores sobre o Atlântico durante décadas: a oferta de doces para aliviar a pressão sentida nos ouvidos durante certas fases do voo, sensação “que ainda faz parte das memórias que os viajantes mais velhos ainda preservam”. ■