Governo de Minas Gerais aproveitou Web Summit 2024 para posicionar-se como polo de inovação tecnológica no Brasil

Compromisso é a inovação e levar a imagem do Estado como “um ambiente fértil para a internacionalização”

0
6
Romeu Zema, governador do Estado de Minas Gerais
- Publicidade -

O estado de Minas Gerais participou entre os dias 11 e 14 de novembro do Web Summit 2024, considerado o principal evento de tecnologia e inovação do mundo para discutir tendências do setor e próximos passos para o futuro. Realizado em Lisboa, Portugal, em parceria com o Sebrae Minas, o Estado teve um stand na feira como apresentação do fortalecimento mundial da marca Minas Gerais como polo de tecnologia e inovação.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, acompanhado de outras lideranças governamentais, esteve no evento e destacou a importância de se posicionar e acompanhar “as tendências mundiais”. Ele ainda ressaltou a importância dos “empregos tecnológicos” por terem “hoje uma média salarial mais alta que os demais e cada vez mais as oportunidades estarão mais ligadas a esse setor. E Minas é um destino atrativo para se empreender, para fazer negócios e gerar empregos”. 

O Estado levou à feira 15 startups, quando tiveram a oportunidade de internacionalização, conhecerem o ecossistema de inovação de Portugal e firmarem parcerias com investidores locais.

As startups foram selecionadas pelo Sebrae Minas com apoio da Invest Minas e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Económico (Sede-MG).

“Apresentar o que há de melhor no ecossistema mineiro de inovação para empresas globais é fundamental para atrair cada vez mais parcerias e conexões com grandes eventos”, declarou o secretário de Estado de Desenvolvimento Económico, Fernando Passalio.

Após quatro dias de participação no Web Summit, o Governo de Minas lançou um edital de fomento de R$ 20 milhões, cerca de três milhões de euros, para atrair empresas de base tecnológica, startups e centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de todo o mundo para Minas Gerais. O objetivo é “apoiar empresas mineiras a se tornarem mais competitivas mediante projetos de inovação executados por elas próprias ou em parceria com universidades mineiras. Empresas de todos os tamanhos, áreas de atuação e regiões do Estado têm participado desde 2022 com sucesso deste programa”.

O edital é uma edição especial do “Compete Minas — Atração de Investimentos”, programa de sucesso da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Económico (Sede) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). 

“Empresas de fora de Minas Gerais”, explicaram os responsáveis pelo programa, que reforçaram que “poderão apresentar projetos e, caso estes sejam aprovados, aí elas terão que abrir uma unidade em Minas Gerais para receberem os recursos e desenvolverem o projeto no estado gerando emprego e renda de qualidade para os mineiros”.

“A participação no Web Summit reforça o nosso compromisso com a inovação e posiciona o Estado como um ambiente fértil para a internacionalização”, destacou o Secretário Executivo de Desenvolvimento Económico de Minas Gerais, Bruno Araújo.

“Queremos que o mundo veja Minas Gerais como um destino estratégico para negócios, que apoia e impulsiona o desenvolvimento tecnológico e a inovação”, complementou o diretor de Gestão e Novos Negócios da Invest Minas, Gustavo Garcia Vieira de Almeida.

O Web Summit 2024 reuniu aproximadamente 70 mil pessoas de 150 países, incluindo investidores, startups, líderes empresariais e representantes governamentais. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui