Geraldo Alckmin conversou com alto executivo da UE sobre questões ambientais

Frans Timmermans, vice-presidente Executivo da Comissão Europeia, esteve no Brasil para tratar sobre o adensamento das relações bilaterais entre o país e a UE

0
569
Alckmin sublinhou a relevância da candidatura de Belém (PA) para sediar a COP 30, em 2025 - Foto: Cadu Gomes
- Publicidade -

O presidente da República do Brasil, em exercício, Geraldo Alckmin, encontrou-se com o vice-presidente Executivo da Comissão Europeia, Frans Timmermans, para tratar sobre o adensamento das relações bilaterais no âmbito da parceria estratégica entre Brasil e União Europeia (UE), existente desde 2007.

Segundo o governo brasileiro, a UE é o segundo maior parceiro comercial do país — o bloco é o maior importador agrícola mundial e o Brasil é, atualmente, o 12º parceiro comercial da UE e o 2º maior fornecedor de produtos agrícolas para o bloco. O contexto da visita de Timmermans envolveu “o reposicionamento brasileiro na pauta ambiental e nos compromissos com o desmatamento”.

Alckmin e Timmermans discutiram também temas associados ao comércio, à sustentabilidade e ao meio ambiente. O presidente brasileiro, Luís Inácio Lula da Silva, que estava em viagem à Argentina durante este encontro, reiterou, recentemente, “que a agenda de sustentabilidade e a economia verde serão as bases para a reindustrialização do Brasil. Alckmin ainda sublinhou a importância da candidatura de Belém (PA) para sediar a COP 30, em 2025.

Estes dois responsáveis reforçaram a relevância do acordo de livre comércio entre o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a UE. O comprometimento de ambos com a sua entrada em vigor foi reiterado. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui