FUNCEX prevê ações conjuntas com ACMinas após assinatura de convénio

Intuito é potencializar as relações internacionais e o comércio exterior, especialmente com a União Europeia e com os países da CPLP

0
272
Conexão com Minas Gerais é “fundamental”
- Publicidade -

O vice-presidente da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior – FUNCEX, Miguel Lins, assinou um convénio com o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais (ACMinas), José Anchieta da Silva, no último dia 29 de março, em Belo Horizonte, Brasil. O convénio, viabilizado por intermédio do Conselho Empresarial de Relações Internacionais da ACMinas, tem como objetivo “conjugar esforços de ambas as partes na realização de ações conjuntas no desenvolvimento de negócios, no segmento de Comércio Exterior”.

Para os responsáveis pela FUNCEX, é fundamental essa conexão com Minas Gerais em termos estratégicos e de crescimento.

“O Estado de Minas Gerais, em 2022, registou participação de 9,3% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. A sua participação nas exportações brasileiras é próxima de 15% do volume nacional, ou seja, é um estado que detém imensa representatividade e relevância empresarial e comercial. A Associação Comercial e Empresarial de Minas, entidade que representa a classe empresarial, tem como objetivo fomentar o progresso e o desenvolvimento económico do Estado de Minas Gerais. Nesse sentido, o protocolo celebrado connosco terá o condão de potencializar as relações internacionais e o comércio exterior de toda a região, especialmente com a União Europeia e com os países da CPLP, a partir da estrutura e relacionamentos da Funcex Europa, com escritórios em Portugal”, comentaram os responsáveis pela Fundação.

De acordo com Cláudio Motta, diretor e presidente do Conselho Empresarial de Relações Internacionais da ACMinas, o acordo firmado com a FUNCEX inaugura “uma via de mão dupla, de aberturas de mercados, de estruturação de dados e informações amplas que vão potencializar o comércio exterior de maneira inédita”.

“Este evento marca o início de uma possibilidade efetiva de negócios em âmbito internacional, seja porque a ACMinas passa a ampliar a sua atuação via FUNCEX, seja porque a Fundação não só traz para bem próximo um Estado brasileiro com 22 milhões de habitantes, de dimensões equiparadas à França, mas também com potencialidades de comércio exterior com os seus 853 municípios”, referiu Cláudio Motta.

O momento da assinatura do convénio foi acompanhado pelo presidente do Corpo Consular de Minas Gerais e Cônsul-Geral de Trinidad e Tobago, Francisco Pontello.

A Funcex foi instituída em 12 de março de 1976 e tem como principal objetivo desenvolver atividades relativas a pesquisas, estudos, formação de pessoal, informação, divulgação e assistência técnica no campo de comércio exterior. É considerada a entidade com o maior banco de dados do comércio exterior brasileiro.

Recentemente, foi criada a FUNCEX Europa, com sede em Portugal, e diretores nas cidades de Lisboa, Cascais e Braga. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui