FUNCEX Europa assinou memorando em Madrid e representou o Brasil no Parlamento Europeu

Parceria assinada com a a Fundação Euroamerica, em Espanha

0
91
Higor Ferro Esteves, diretor geral da FUNCEX Europa, e Luisa Peña, diretora geral da Fundação Euroamerica
- Publicidade -

A FUNCEX Europa assinou, no dia 22 de janeiro, um acordo de cooperação com a Fundação Euroamerica, em Madrid, Espanha. A ideia, segundo os responsáveis por esta iniciativa, é que a entidade brasileira “atue como interlocutora das empresas e organizações entre o continente americano e a Europa, com foco também no mercado dos países lusófonos”. A cerimónia de assinatura contou com a presença de Higor Ferro Esteves, diretor geral da FUNCEX Europa, de Luisa Peña, diretora geral da Fundação Euroamerica, e de Patrícia Alfayate, diretora adjunta da entidade espanhola.

O memorando de entendimento, ao qual a nossa reportagem teve acesso, prevê “a promoção e o desenvolvimento de ações conjuntas entre a Fundação Euroamerica e a Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (FUNCEX) para estabelecer relações internacionais empresariais, como a “realização e divulgação conjunta de iniciativas (seminários/webinars) que abordem o comércio exterior direcionadas ao setor privado; a realização de eventos e produção e divulgação de conteúdos informativos de apoio às empresas nos seus processos de internacionalização para as américas ou para a Península Ibérica e países da CPLP; partilha de informação sobre eventuais necessidades, oportunidades de cooperação ou negócio entre associações, associados ou parceiros e instrumentos e apoio na elaboração e divulgação de conteúdos sobre comércio exterior e relações internacionais empresariais, sobretudo em contexto europeu e latino-americano”.

Na opinião de Higor Ferro Esteves, diretor geral do escritório europeu da FUNCEX, a assinatura deste documento é “um passo de grande importância para o melhor desenvolvimento da relação entre a Europa e a América Latina”, já que “o Brasil, enquanto país de referência latino-americano, assume, naturalmente, uma posição de interlocução entre os dois continentes”.

“Hoje, a FUNCEX avança no sentido de chamar para si a responsabilidade também de trabalhar para que os diferentes setores económicos de ambos os lados consigam criar uma forte ligação, com uma estrutura sólida e duradoura para um melhor ambiente de negócios”, defendeu Higor Ferro Esteves.

Fontes ligadas ao cenário do comércio exterior no Brasil referem que, num momento em que o acordo União Europeia-Mercosul está ainda distante de um entendimento, “iniciativas como esta assumem um papel relevante”.

“Desde 2022, quando chegou à Europa, instalando-se em Portugal, a FUNCEX Europa tem ganhado terreno ao estreitar relações com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Ainda no contexto lusófono, a FUNCEX é hoje vice-presidente da Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP) e tem realizado ações de aproximação do mercado sul-americano com outros países da Europa.

Em dezembro de 2023, esta Fundação brasileira assinou um protocolo de colaboração com a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa (CCILF) para “promover e desenvolver ações conjuntas para favorecer as relações empresariais entre a França, o Brasil e a CPLP”.

IV High-Level Seminar Foundation Euroamerica – DLAT

Ainda no âmbito desta dinâmica internacional, a FUNCEX Europa participou, em Bruxelas, no “IV Seminário de Alto Nível” no Parlamento Europeu, no último dia 25 de janeiro, onde foram discutidas as estratégias da União Europeia, juntamente com a América Latina e o Caribe, para tratar das transições digital, verde e social. Especialistas e membros de instituições europeias e das américas analisaram estas relações juntamente com empresas dos dois lados do Atlântico.

A FUNCEX Europa, o embaixador do Brasil na União Europeia, Pedro Miguel Costa e Silva, e o escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em Bruxelas foram as entidades que representaram o Brasil neste evento organizado pela Fundação Euroamerica e pela Delegação do Parlamento Europeu para a Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana.

Recorde-se que a Funcex foi fundada no Brasil em 1976 e está presente no continente europeu há cerca de ano e meio. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui