Vai ter lugar, na próxima quinta-feira, dia 23, a reunião do Conselho Regional para América Central e América do Sul (CRACS) do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP), em Fortaleza, no Brasil. O evento decorre até sexta-feira, dia 24.
O presidente desse Conselho Regional, António Davide Santos da Graça, avançou que está prevista a participação dos conselheiros do Brasil, da Argentina, do Uruguai e da Venezuela, além de Flávio Alves Martins, presidente do Conselho Permanente do CCP e conselheiro eleito pelo Rio de Janeiro, e do responsável pela diplomacia portuguesa em Fortaleza.
Arnaldo Vidal, conselheiro no Ceará, Estado brasileiro que sediará o evento, afirmou que o objetivo da reunião é “discutir os temas das Comunidades Portuguesas para que surjam as devidas sugestões que possam auxiliar o Governo português a se relacionar melhor com a diáspora lusa”.
Programa valoriza questões centrais
Na quinta-feira, dia 23, os conselheiros iniciam as atividades e, logo após, haverá a apresentação das três comissões temáticas. Já na parte da tarde, será discutida a alteração à Lei 66-A do CCP.
Na sexta-feira, dia 24, acontecerá a eleição da Presidência e da Secretaria Regional da América Central e do Sul. Também será realizada a elaboração do Relatório Global de Atividades do CRACS. Será realizada também a reunião, em formato virtual, com o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo. Por fim, será elaborada a ata do encontro e apresentadas as considerações finais.
Segundo apurámos, a alteração à Lei geral do CCP na Assembleia da República portuguesa suscita, dentre os conselheiros, algumas “dúvidas e inquietações”, já que nem todas as alterações propostas e assumidas pelo governo central português foram “asseguradas”. ■