Brasil: Fortaleza recebeu IX Reunião Anual de Câmaras de Comércio Portuguesas e reuniu representantes nacionais e internacionais

Um grande destaque no encontro foi a presença, cada vez mais assídua, das mulheres brasileiras e portuguesas. Em Fortaleza, a participação feminina contribui, não só para o sucesso e relevância do evento, como também para o fortalecimento das relações diplomáticas e de negócios entre Brasil e Portugal

0
144
Encontro mundial
- Publicidade -

Decorreu em Fortaleza, no Ceará, Brasil, entre os dias 22 e 24 de maio de 2022, a IX Reunião Anual das Câmaras de Comércio Portuguesas no Estrangeiro, organizada pela Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), juntamente com Câmara Brasil Portugal no Ceará – Comércio, Indústria e Turismo (CBP-CE), presidida por Eugênio Vieira Filho, que contou com o apoio da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, que tem como presidente Armando Abreu, além da vice-cônsul de Portugal em Fortaleza, Ana Cristina Pedroso, que foram os anfitriões das comitivas.

O encontro aconteceu no modelo híbrido e contou com a presença de representantes das 18 câmaras de comércio existentes no Brasil e de câmaras portuguesas de 22 países, todos membros da Rede das Câmaras de Comércio Portuguesas (RCCP). A Rede das Câmaras é composta atualmente por 62 câmaras espalhadas pelo mundo e é uma entidade que promove e desenvolve relações comerciais e de negócios bilaterais, tendo como objetivo “ser um contato preferencial no país onde estão sediadas as empresas portuguesas, além de ser o elo entre Portugal e empresas dessa mesma pátria interessadas em exportar ou investir no local”.

Segundo apurámos, as reuniões anuais são realizadas para serem discutidas algumas ações de interesse de todas as câmaras, além de ser um momento oportuno para network e novos negócios. A IX Reunião, que estava agendada para acontecer em 2019, teve a sua data alterada por dois anos consecutivos devido à pandemia de Covid-19. Em Fortaleza, a programação contou com reuniões e assembleias ordinárias de diretoria, palestras, visitas culturais e técnicas, encontros internos e confraternizações. Uma comitiva do Governo de Portugal composta pelo Secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, e do Secretário de Estado da Economia, João Neves, e também da maior autoridade diplomática do país no Brasil, o Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, estiveram presentes na Reunião.

De acordo com os seus organizadores, “um grande destaque no encontro foi a presença, cada vez mais assídua, das mulheres, sejam elas brasileiras e também portuguesas. Em Fortaleza, a participação feminina contribuiu, não só para o sucesso e relevância do evento, como também para o fortalecimento das relações diplomáticas e de negócios entre Brasil e Portugal”.

Encontro de relacionamentos entre parceiros

A governadora do Ceará, Izolda Cela, recebeu, na manhã do dia 23, os Secretários Bernardo Ivo Cruz e João Neves, além do embaixador Luís Faro Ramos. De acordo com a governadora, “o Ceará e Portugal têm relações históricas e podemos ampliá-las em diversas áreas”.

Esta responsável também destacou as possibilidades par

a potencializar o comércio entre as partes por meio de acordos bilaterais, paralelamente ao Acordo entre União Europeia e Mercosul, que ainda aguarda ratificação. Além disso, ressaltou também o memorando de entendimento entre Portugal e o Governo do Ceará, assinado por Izolda Cela e pelo Governo Português, em Lisboa, em outubro de 2021, visando à cooperação, qualificação de mão de obra e ao aperfeiçoamento das técnicas de divulgação do Ceará como destino turístico internacional.

Outro encontro que aconteceu foi com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e da Associação Nordeste Forte, Ricardo Cavalcante, que recebeu a comitiva da IX Reunião, durante almoço na Casa da Indústria, juntamente com os presidentes dos sindicatos. “Para nós, que fazemos parte da Federação do Ceará, é motivo de muita honra rececionar toda a comitiva da IX Reunião Mundial das Câmaras Portuguesas. Reforço aqui o nosso desejo de estreitar, cada vez mais, as relações entre nossos países, promovendo mais negócios e desenvolvimento para todos”, declarou Ricardo Cavalcante.

Nova Comissão Executiva da Rede das Câmaras de Comércio Portuguesas 

No dia 24, a comitiva que participou do encontro anual também elegeu a nova Comissão Executiva da Rede das Câmaras de Comércio Portuguesas. Foram eleitos Carlos Vinhas (França) e Armando Abreu (Brasil), presidente e vice-presidente, respetivamente, e também Wojtek Baczyhskl (Polónia), Bernardo Mendia (Hong Kong) e Rogério Pires (Alemanha).

“Sou Português, mas me considero cearense, pois adotei o Ceará como a minha terra há 27 anos. É com muito prazer que passo a integrar esta Comissão Executiva de uma Rede tão importante para nós empresários e membros das Câmaras Portuguesas. A minha satisfação é maior ainda por representar o Ceará e o Brasil nesse seleto grupo”, comentou Armando Abreu.

Na ocasião, também foi votado o local que será realizada a X Reunião Mundial das Câmaras Portuguesas de 2023, tendo sido Florianópolis, em Santa Catarina, escolhida como sede. Para o presidente da Câmara Brasil-Portugal de Comércio, Indústria e Turismo de Santa Catarina, Jatyr Ranzolin, foi uma “alegria” receber esta confirmação.

“Será um grande privilégio receber a X Reunião das Câmaras. Nós já fizemos este ano a Feira Internacional de Negócios – FIN, onde recebemos 16 países, então, avalio que já estamos preparados para receber um evento com essa magnitude. Esperamos que as 61 Câmaras venham ao Brasil e vão a Santa Catarina e, por isso, reforço aqui o convite para os dias 28 e 29 de março, que acontecerá a Reunião das Câmaras em Florianópolis, e nos dias 30 e 31 a FIN Business Forum, um evento onde as empresas vão para fazer negócios”, mencionou.

Destaque – Câmara de Comércio Portuguesa do ano

Um dos momentos mais importantes da Reunião foi a tradicional atribuição do prémio “Câmara de Comércio Portuguesa do ano”, que tem o objetivo de destacar a Câmara que melhor trabalhou no apoio à internacionalização das empresas portuguesas, na captação de investimento estrangeiro e na promoção da imagem de Portugal durante o ano anterior e a Câmara do Ceará foi congratulada.

“É uma grande honra receber o prémio da Câmara de Comércio e Indústria de Portugal reconhecendo a nossa atuação dentre todas as demais câmaras. É um reconhecimento a todos os que integram e fazem parte desta maravilhosa Câmara. Muito obrigado ao nosso time e a confiança de todos os associados. O Ceará está mais uma vez de parabéns!”, ressaltou o presidente Eugénio Vieira.

Sobre a Reunião Anual das Câmaras de Comércio Portuguesas no Estrangeiro 

O encontro é realizado anualmente com as 61 Câmaras pertencentes a Rede das Câmaras de Comércio Portuguesas. É um momento para “reafirmar a forte contribuição que cada Câmara faz para a afirmação das empresas portuguesas nos países onde estão presentes e, consequentemente, da evolução positiva que a economia portuguesa registou no último ano”. A reunião é organizada pela Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), juntamente com a Câmara que rececionará a comitiva que participará na Reunião. Na ocasião, os empresários e participantes do encontro fazem um balanço do que foi feito no último ano, falam dos projetos desenvolvidos pelas diversas câmaras espalhadas pelo mundo, realizam votações, assembleias, palestras, visitas, fazem novos negócios e discutem as iniciativas previstas para o próximo ano. ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui