Fliporto abrirá as portas em Olinda com foco em necessárias “reflexões”

Antônio Campos, curador geral da Fliporto, promete edição 2025 em simultâneo no Brasil e em Portugal

0
65
Antônio Campo, curador geral da Fliporto, e Raquel Lyra, governadora do Estado de Pernambuco, Brasil
- Publicidade -

Entre os dias 14 e 17 de novembro, o Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda, Brasil, vai ser palco da XIII Festa Literária Internacional de Pernambuco, que conta com um programa que promete “novidades e reflexões”. Este ano, a Fliporto homenageará o jornalista e escritor brasileiro Raimundo Carrero e o músico brasileiro Chico Science, em celebração aos 30 anos do disco “Da Lama ao Caos”, da Nação Zumbi.

Segundo os seus organizadores, o festival, “após uma pausa, retorna com força total e promete ser uma celebração cultural definitiva que conecta literatura, música e outras artes com proposta de um importante espaço de intercâmbio multicultural”.

De acordo com Antônio Campos, curador geral da Fliporto, o evento é hoje considerado “património cultural de Pernambuco, reafirmando a sua importância dentro das festas literárias no cenário internacional”.

“A Fliporto voltou ao calendário das festas literárias, contribuindo para o diálogo entre a literatura e outras artes”, afirmou Campos, que revelou que o programa inclui uma série de atividades, como palestras, exposições e sarais, que têm como objetivo “promover a literatura, a música e a arte, destacando a relevância das festas literárias na formação de novos autores e na difusão do conhecimento”.

Momentos de cultura e literatura
Haverá uma mesa especial com a presença de Raimundo Carrero, reconhecido pela sua contribuição à literatura brasileira contemporânea, no dia 14 de novembro, às 17h, ao lado da cineasta Luci Alcantara, com mediação de Mário Hélio. A conversa girará em torno da importância das festas literárias na formação de novos autores. Já a homenagem a Chico Science, ícone do Manguebeat, inclui um sarau de abertura no mesmo dia 14, com releituras das suas músicas pela DJ Vibra, além de uma conferência especial no dia 16 sobre os 30 anos do disco “Da Lama ao Caos”, com a presença da jornalista Lorena Calábria e de Goretti França, irmã do homenageado.

A escritora e académica Rosiska Darcy de Oliveira abrirá o evento com a palestra “Os tempos que correm”, abordando a aceleração do tempo na contemporaneidade. Durante o programa, também será lançada a nova edição da revista da Academia Brasileira de Letras, coordenada por Rosiska. E, numa edição que promete refletir sobre questões contemporâneas, a Fliporto trará desta forma discussões sobre a literatura e a inteligência artificial, além de celebrar os 500 anos de Camões e explorar temas como o cangaço e a relação com a geografia da fome, abordados na obra de Chico Science.

“A contemporaneidade da obra de Chico é grande. Vai do homem caranguejo e da Geografia da Fome de Josué de Castro, ainda muito presentes, em um mundo marcado pela desigualdade e solidão, na era das redes sociais. É sobre esse mundo caótico e de homens famintos que ele falou e deixou um legado que nos inspira, no seu genial disco da Lama ao Caos com a Nação Zumbi”, enfatizou Campos.

Outra novidade desta edição é o evento paralelo Olinda das Artes/Fliporto, que abrirá ateliés de artistas da cidade e promoverá saraus, integrando a gastronomia e a cultura local. O pintor Di Farias será o homenageado dessa iniciativa, que ocorrerá mensalmente, integrando o calendário cultural de Olinda. Durante a festa, uma exposição de fotografias e textos, intitulada “Pernambuco, Jardim dos Baobás”, será apresentada sob a curadoria de Antônio Campos.

De acordo com fontes, a Fliporto 2024 será acompanhada por um prémio literário: o “Prémio Caminhos”, coordenado por Henrique Rodrigues, ex-coordenador do prémio SESC, numa iniciativa que busca “incentivar novos talentos e promover a produção literária no Estado. O evento também contará com uma edição especial da revista Continente, publicada pela Companhia Editorial de Pernambuco (CEPE), e a doação de livros para bibliotecas escolares de Olinda.

Recorde-se que a XIII Festa Literária Internacional de Pernambuco é realizada com o incentivo da Lei Rouanet e tem a Livraria do Jardim como livraria oficial, além de contar com o apoio da CEPE – Companhia Editorial de Pernambuco, que promoverá a doação de livros para as bibliotecas das escolas de Olinda.

O evento, apoiado pelo Governo Federal brasileiro, Governo de Pernambuco e instituições culturais nacionais e internacionais, conta com entrada gratuita e terá uma estrutura de apoio, incluindo transporte para os visitantes que estacionarem no Shopping Tacaruna. Um novo site, “Fliporto em Movimento”, será lançado, trazendo atualizações sobre o programa e notícias relacionadas à literatura.

“Esta edição de 2024 também prepara-se para um marco internacional, com a Fliporto Portugal prevista para 2025, que permitirá uma troca cultural entre os dois países de língua portuguesa, ampliando ainda mais os horizontes da festa”, comentou Antônio Campos, que ressaltou, ainda, que a Fliporto pretende “fazer também uma edição Fliporto Portugal simultânea a Fliporto Brasil no próximo ano, com interação virtual entre os programas, provocando uma internacionalização ainda maior das suas atividades”.

A edição 2024 da Fliporto conta com a presença do escritor português João Morgado, que lançará uma obra sobre Camões.

Informações sobre o evento podem ser consultadas em: http://fliporto.com.br/ ou pelas redes sociais em: @fliporto (Instagram). ■

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui